A teoria da burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Teoria da Administração no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Mato Grosso, sob a orientação do Prof.º Elvys Ferreira de Oliveira.

CÁCERES - MT
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1.TAYLOR 5
2.TAYLORISMO 5
2.1 PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR (1903) 5
2.2 SEGUNDO PERÍODO DETAYLOR ( 1911) 6
3. ADMINISTRAÇÃO COMO CÍÊNCIA 8
4. ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT) 8
5. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 9
6. PONTOS CRÍTICOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12


INTRODUÇÃO

Ao estudarmos Teoria Geral da Administração, nos deparamos com um dos principais precursores em eficiência e produtividade na história daadministração que foi Frederic Winslow Taylor, que com seus estudos ainda em 1903, já evidenciava a padronização dos tempos e movimentos, a divisão de tarefas, os inventivos salariais e prêmio de produção, além das condições ambientais e do desenho de cargos e tarefas, entre outros.
Pretende-se aqui fazer uma análise das idéias de Taylor, descrever os princípios que ele estabeleceu a partir desuas pesquisas e divulgou em seus livros. Buscaremos analisar também as virtudes e os defeitos do modelo de administração proposto por Taylor.

1.TAYLOR

Frederick W. Taylor foi iniciador da eficiencia industrial, sendo chamado, com inteira justiça, “O PAI DA ORGANIZAÇÃO CIENTIFICA”. Contibuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX.
Nascido em Filadélfia nos EstadosUnidos, dia 20 de Março de 1856. Veio de uma familia simples de princípios rígidos e foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Nos seus primeiros estudos tomou contato direto com os problemas sociais e empresáriais decorrentes da Revolução Industrial. Iniciou sua vida profissional como operário Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre, chefe deoficina, a engenheiro em 1885.
Ainda quando jovem, era muito atuante nos livros, gostava muito de estudar. E no trabalho, lutava por ideais. Nessa mesma época, estava em moda o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa e os operários, por seu turno, reduziam a um terço o ritmo de produção das máquinas, procurandocontrabalançar desta forma o pagamento por peça determinado pelos patrões. Isto levou Taylor a estudar o problema de produção nos seus mínimos detalhes, pois não podia decepcionar os seus patrões, graças ao seu progresso na companhia, nem decepcionar seus colegas de trabalho, que desejava que o então fosse duro com eles, no planejamento do trabalho por peça.

2.TAYLORISMO
2.1 PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR(1903)

Taylor começou por baixo, junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análises das tarefas de cada operário, nos equipamentos utilizados e como esses fatores influenciavam no resultado final.
Da iniciou ao seu Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study) com o intuito de determinar a melhor forma de racionalizar o processo e executar as tarefasindividuais. A Administração também exerce função neste item, uma vez que tem papel de racionalizar a tarefa total, distribuir adequadamente as funções individuais, além de selecionar e treinar os operários.
Também Taylor observou haver diferenças entre a execução de tarefas entre os operários, e chegou à conclusão que, dentre diversas formas de se executar determinada tarefa, existe a melhor; e esta,portanto, é a que deveria ser usada como padrão (The best way). Na perspectiva de Taylor, cabia também à Administração o papel de identificar, planejar e fiscalizar a realização das tarefas de acordo com este conceito.
Estas questões estão presentes em seu primeiro livro “Admistração de Oficinas” (Shop Management) de 1903, onde sua obra abordava a necessidade do planejamento para que se...
tracking img