A TEORIA CRITICA ONTEM E HOJE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
“A TEORIA CRITICA ONTEM E HOJE.”



















Introdução

Um grupo de intelectuais é formado na década de 20 na Alemanha. Sua tarefa era a de resgatar a dimensão críticada filosofia e das ciências sociais através de estudo interdisciplinares que congregavam diversas formas de conhecimento, tal como a sociologia, a psicanálise, a pesquisa empírica, teorias artísticas eobviamente a própria filosofia.











A Teoria Critica Ontem e Hoje


Em 1922 na Turíngia depois de uma semana de estudos marxistas um grupo de intelectuais liderados por FelixWeil como idealizador e organizador desenvolveram a idéia de institucionalizar um grupo de trabalho para documentação e teorização dos movimentos operários na Europa. Já no início decidiram vincular oInstituto que se criaria com uma Universidade, a escolhida então foi a Universidade Frankfurt.
Então em 3 de fevereiro de 1923 nascia oficialmente o “Institut fuer Sozialforschung”.
A partir do ano1924 o Institut teria prédio próprio, porém vinculado a Universidade de
Frankfurt, embora mantivesse sua autonomia acadêmica e financeira dedicando-se com exclusividade a pesquisa e reflexão.

Oprimeiro diretor do instituto foi Carl Gruenberg historiador e marxólogo de Viena,
onde exerceu o cargo até 1930 simbolicamente, ativamente até 1927, e na sua gestão o instituto criou a revista “OArquivo da Historia do Socialismo e do Movimento Operário”.
Em 1930 foi substituído por Max Horkheimer filosofo social.
Com a mudança o Instituto passou a ser um verdadeiro centro de pesquisa preocupadocom uma analise critica dos problemas do capitalismo moderno que privilegiava a superestrutura.
Outra mudança aconteceu com a criação de uma revista a “Revista de Pesquisa Social” que substituiria oArchiv como novo veículo de produção e divulgação dos pesquisadores e críticos filiados ao Instituto.
Horkheimer foi o editor da revista por nove anos assegurando sua publicação durante todo o...
tracking img