A TEORIA BEHAVIORISTA DE SKINNER

974 palavras 4 páginas
RESUMO

A teoria behaviorista de Skinner

A teoria behaviorista de Skinner

“O comportamento é controlado por suas consequências”

Introdução

Encontram-se muitas abordagens à teoria E ---- S, denominadas de teorias conexionistas partindo da premissa de que todos os comportamentos (R) são motivados por estímulos (S), isto é existe uma conexão entre E ---- R. As teorias tituladas conexionistas mais antigas são as dos estudiosos como Ivan P. Pavlov (1849 – 1936), John B. Watson (1878 -1958) e Edward L. Thorndike (1874 – 1949), mais recentemente, os primordiais aspectos conexionistas foram relatados por Clark L. Hull (1884 – 1952), Edwin R. Guthrie (1886 – 1959) e B. F. Skinner (1904 – 1990) e sua teoria serão discutidos nesse texto.

O BEHAVIORISMO DE SKINNER

Para Skinner o que acontece na mente humana enquanto se aprende algo, não é levado em consideração, apenas o que interessa é o comportamento observável, ou seja, esse estudioso não se preocupa com o que acontece intermediariamente entre o E e a R. Skinner acredita que seu estudo é uma análise funcional, ou seja, uma análise das relações funcionais entre estímulo e resposta. As principais variáveis de input (estímulos):
Estímulo: Evento que afeta os sentidos do aprendiz;
Reforço evento que resulta no aumento da probabilidade da ocorrência de um ato que imediatamente o procedeu;
Contingências de reforço: Arranjo de uma situação para o aprendiz, na qual a ocorrência imediatamente anterior de uma resposta a ser aprendida.
As principais variáveis de output (resposta) são as resposta que o aprendiz realiza. Para Skinner existem dois consideráveis tipos de respostas (comportamentos):
Operante (o comportamento operante inclui uma gama muito mais ampla de respostas)  A maior parte do comportamento humano é

Relacionados