A teoria administrativa da escola humanista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Administrativa da Escola Humanista

Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas tem como ênfase as pessoas, surgiu nos estados unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Tem como origem, a necessidadede humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, é principalmente a psicologia e a sociologia, as idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo naadministração. A escola teve também algumas principais críticas, tais como, ela apresentava uma visão inadequada dos problemas de relações industriais, em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial e menos tendenciosa, alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relações humanas em produto da ética e do princípio democrático então existente nosEstados Unidos, limitação no campo experimental e parcialidade nas conclusões levaram gradualmente a teoria a certo descrédito, a concepção ingênua e romântica do operário, as pessoas que seguiram demonstraram que nem sempre isto ocorreu, as ênfases exageradas nos grupos informais colaboraram rapidamente para que esta teoria fosse repensada, o seu enfoque manipulativo e certamente demagogo não deixou deser descoberto e identificado pelos operários e seus sindicatos, ao receber tantas críticas, a Teoria das Relações Humanas precisou de uma reestruturação que deu origem a Teoria Comportamental.
Seus principais autores forão , Eltom Mayo, Kurt Lewin, John Dewey, Morris Viteles e George C. Homans.

Teoria Comportamental

A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com umaredefinição total dos conceitos administrativos, ao criticar as teorias anteriores, o behaviorsmo na Administração não somente reescalou as abordagens, mas ampliou o seu conteúdo e diversificou a sua natureza.
As origens da Teoria Comportamental da Administração são a oposição definitiva da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica que caminhou lentamente para um segundo estágio, aTeoria Comportamental.
A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, rejeitando concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas. A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no beheviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formale à posição rígida e macanística dos autores clássicos. Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, aplicando o campo da teoria administrativa. Também com relação à Teoria Burocrática, mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao “modelo de máquina" que aquela adota para representar a organização. Em 1947 surge um livro que marca o início daTeoria Comportamental na administração, “O Comportamento Administrativo” de Herbert Simon. É um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação, com os devidos reparos e correções das principais idéias da Teoria das Relações Humanas.
Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para explicar como as pessoas secomportam, estuda-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

Hierarquia das Necessidades de Maslow
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as...
tracking img