A TEOLOGIA E OS DASAFIOS CONTEMPORÂNEOS

1438 palavras 6 páginas
FACULDADE UNIDA
Pólo: Duque de Caxias

ALUNO: Itamar Ferreira Silva

RESENHA

Trabalho apresentado como exigência parcial da matéria Teologia Contemporânea, do curso Convalidação de Teologia, ministrada pelo professor Alessandro Rodrigues Rocha.

Duque de Caxias
2011
RESENHA

ROCHA, Alessandro Rodrigues, Ferreira Ebenézer Soares. A Teologia e os Desafios Contemporâneos: O Fazer Teológico Diante da Leitura Filosófica. São Paulo: Editora Reflexão, 2010.

O Dr. Alessandro Rocha, autor deste texto, aborda a questão O fazer teológico diante de leitura filosófica apresentando três propostas: um núcleo central do discurso teológico; a importância da filosofia na formação do discurso teológico cristão ao longo da história da teologia; e os desafios da filosofia pós-moderna ao fazer teológico contemporâneo. Em sua proposta inicial, apresenta a fé cognoscibilizada (o que pode ser conhecido) como o núcleo gerador do discurso teológico. Por ser a experiência de fé o evento gerador de toda a preocupação religiosa, todo o sistema religioso e a teologia daí resultante, precisa comunicar-se, tornando-se compreensível e reproduzível. O veículo linguístico adequado para que essa experiência se constitua em um discurso sistemático é a mediação cultural. Daí então, a proposta de que no centro de toda teologia encontra-se uma experiência de fé que quer e precisa se tornar comunicável.
O fato de a experiência de fé ser o primeiro passo constituinte do núcleo da teologia, não significa ter o domínio sobre a fé. Isso porque, experiência de fé não significa experiência de conhecimento, pois dela não se aprende qualquer dado cognoscitivel, antes é aprendido nas teias do sagrado. Contudo, não é irracional, nem se enquadra nos conceito do racionalismo iluminista. A fé é um ato que transcende tanto os elementos racionais como os não racionais da vivencia humana. A experiência de fé é identificada por seu caráter supra-intelectual e seu

Relacionados