a TENS

899 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

A eletroterapia em suas diversas modalidades é largamente utilizada pelos fisioterapeutas no tratamento de vários distúrbios. Nos últimos anos houve grande evolução no conhecimento dos efeitos fisiológicos de correntes da aplicação dos agentes eletros físicos nos tecidos. O desenvolvimento da estimulação nervosa elétrica transcutanea – TENS – está baseado diretamente no trabalho inovador de Melzack e Wall(1965) que constitui a teoria da comporta para explicar o controle e modulação da dor.

As pesquisas realizadas sobre as alterações patológicas constatadas em nervos em seguida a lesões levou a justificação cientifica para a aplicação de impulsos elétricos a nervos lesionados, com a finalidade de modificar suas respostas anormais. Estes achados, e a teoria do controle da ponte, formam a base de boa parte de nossa compreensão dos mecanismos da dor, e esclarecem o valor terapêutico da estimulação nervosa elétrica. Durante séculos, a estimulação elétrica vem sendo utilizada para o alivio da dor. A estimulação nervosa elétrica transcutanea é uma corrente de baixa freqüência, quando comparada a todo o espectro das freqüências da corrente elétrica disponíveis para usos terapêuticos.

Com a proposição de novas teorias neurológicas que explicam a dor e os mecanismos de analgésia, admitiu-se a TENS como sendo uma estimulação sensitiva transcutanea diferencial das fibras proprioceptivas do tato, a grande velocidade de condução.

TEORIA DAS COMPRTAS

Com a TENS, uma corrente elétrica é aplcada ás terminações nervosas na pele, as quais viajam até o cérebro através de fibras nervosas seletivas ou por processadores de informações espaciais proprioceptivos. Conforme a teoria da dor de Melzack e Wall, essas fibras devem passar por um segmento da medula espinhal, a substância gelatinosa, que contém

Relacionados