A tecnologia multitoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O impacto do multitoque em dispositivos móveis de média dimensão
O impacto do multitoque em dispositivos móveis de média dimensão

Outubro de 2011


Resumo
A tecnologia multitoque é uma tecnologia de interação que tem tido um enorme crescimento nos últimos anos devido às enormes potencialidades que lhe são reconhecidas e à simplicidade de utilização que permite, uma vez que o utilizadorinterage com o dispositivo através dos seus próprios dedos.
Contudo, apesar do multitoque ser uma tecnologia mais intuitiva, na medida em que os gestos que o utilizador tem de realizar para executar determinada operação baseiam-se nos gestos que se fazem quando se interage com objetos reais, e de tornar algumas funcionalidades mais apelativas em comparação com as mesmas quando utilizadas numcomputador, esta tecnologia não foi pensada para substituir o computador pessoal, embora os dispositivos onde a tecnologia se encontra presente, nomeadamente nos dispositivos de média dimensão, possuam algumas das características de um usual computador.
Os dispositivos de média dimensão referidos são vulgarmente conhecidos por tablets, que, em conjunto com os vários mercados de aplicações jáexistentes (como por exemplo, Android Market e App Store), possibilitam inúmeras funcionalidades que tornam as tarefas do utilizador mais simples e rápidas de executar.
No entanto, a tecnologia não permite apenas um conjunto de aplicações que melhora as atividades diárias de um utilizador. A inovação que a tecnologia multitoque implementou na sociedade alcança diversas áreas, fator ao qual a tecnologiadeve muito do seu sucesso.

Palavras-chave
Multitoque; impacto; interação; mudança; inovação; crescimento; aplicações.
Índice

Resumo 3
Palavras-chave 3
Índice 4
Lista de Figuras 5
Lista de Tabelas 5
Introdução 6
Capítulo 1 - O multitoque 7
1.1 Abordagem Histórica 7
1.2 A Tecnologia 7
1.3 Interação Multitoque 9
1.3.1 Impacto Social 9
Capítulo 2 - A média dimensão11
2.1 Tablets 11
2.2 Sistemas Operativos 12
2.2.1 iOS 12
2.2.2 Android 12
2.3 Utilização: Tablet vs. Computador 13
2.4 Aplicações Multitoque 15
2.4.1 GarageBand 15
2.4.2 Touchgrind 16
2.4.3 Google Maps 16
2.4.4 Jogos para dois jogadores 17
2.4.5 iBooks 17
2.5 Futuro das aplicações 18
Conclusões 19
Lista de Referências Bibliográficas 20

Lista de FigurasFigura 1 - Multitoque 6
Figura 2 – Biblioteca de gestos 8
Figura 3 – Ecrã Resistivo 8
Figura 4 – Ecrã Capacitivo 8
Figura 5 – Aplicação GarageBand 16
Figura 6 – Aplicação Google Maps 16
Figura 7 – Exemplo de jogo para dois jogadores: Touchgrind 17
Figura 8 – Exemplo de jogo para dois jogadores: Air Hockey 17
Figura 9 – Aplicação iBooks 17

Lista de Tabelas
Tabela 1 - Tabelacomparativa das vendas de tablets a nível mundial, e previsões até 2015 13

Introdução
O conceito de multitoque (em inglês, multitouch), também conhecido por computação de superfície, representa uma tecnologia de interação homem-computador, na qual a interface gráfica do computador é um ecrã sensível ao toque capaz de reconhecer múltiplos toques em simultâneo, que se traduzem em comandos queserão processados pelo computador.
Nesta exposição pretende-se fundamentalmente dar a conhecer as noções gerais do funcionamento do multitoque e destacar vantagens e desvantagens da utilização desta tecnologia face a interfaces gráficas nas quais a interação exige o manuseamento de periféricos, como é o caso dos computadores que comummente as pessoas utilizam. Pretende-se também explicar de que formaa tecnologia multitoque é capaz de modificar a experiência quotidiana social e tecnológica, apontando, para tal, as áreas em que a tecnologia mais se destaca e o que de novo traz para o utilizador, com especial ênfase na integração desta tecnologia em dispositivos móveis de média dimensão.
Figura 1 - Multitoque
Figura [ 1 ] - Multitoque



Capítulo - O multitoque

1.1 Abordagem...
tracking img