A tecnologia empresarial odebrecht (teo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) provê os fundamentos éticos, morais e conceituais para a atuação dos Integrantes da Organização Odebrecht.

Filosofia de vida centrada na educação e no trabalho valoriza as forças do Ser Humano, entre as quais a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados.
A atuação das pessoas é descentralizada. Cadauma, através do processo de delegação planejada, baseada na confiança entre líderes e liderados e na parceria, tem responsabilidade e autonomia para realizar o seu Programa de Ação. O exercício da parceria ocorre com a participação de cada um dos integrantes na concepção e na realização do seu trabalho, assim como na geração e na partilha dos resultados dele decorrente.
Assim, é possível atenderàs necessidades dos Clientes, agregarem valor ao patrimônio dos Acionistas, reinvestirem os resultados alcançados e crescer em frentes distintas, com direcionamento estratégico comum e unidade de pensamento e ação.
A idéia basilar da Tecnologia Empresarial Odebrecht é a convicção de que o Ser Humano é capaz de desenvolver-se; de melhorar a si mesmo, humanizando-se por meio do trabalho econstituindo-se no princípio, meio e fim de tudo o que existe na Sociedade.

Princípios Fundamentais
Confiança nas Pessoas, em sua capacidade e em seu desejo de evoluir.
Satisfação do Cliente, servindo-o com ênfase na qualidade, na produtividade e na responsabilidade comunitária e ambiental.
Retorno aos Acionistas do capital investido e valorização de seu patrimônio.
Parceria entre os Integrantes, queparticipam da concepção e da realização do trabalho, e dos resultados que geram.
Auto desenvolvimento das Pessoas, sobretudo por meio da Educação pelo Trabalho, gerando o desenvolvimento da Organização.
Reinvestimento dos Resultados
Os Conceitos Essenciais da TEO estabelecem, com os Princípios Fundamentais, a base da linguagem comum e do Sistema de Comunicação da Organização Odebrecht.
Seuobjetivo é garantir eficácia à interação e clareza na comunicação entre Líderes e Liderados.
É também o fundamento da eficiência da linguagem comum, uma vez que cada conceito é a síntese de crenças e valores que dispensam repetição.
Descentralização
A descentralização favorece o contato permanente e direto com o Cliente, a percepção clara de suas necessidades e da melhor forma de servi-lo, assimcomo a contínua integração de novos e melhores Empresários.
Delegação Planejada
Na Odebrecht, a prática da confiança é sinônimo de delegação planejada e significa confiar na retidão do caráter dos Integrantes; no potencial do Ser Humano e em sua vontade de desenvolver-se; em sua competência; e em seu alinhamento às Concepções Filosóficas da Organização.
Tarefa Empresarial
A Tarefa Empresarialé o processo contínuo voltado para a identificação, criação, conquista e satisfação do Cliente.
Resultados
A contínua valorização do Patrimônio Moral e Material dos Acionistas torna possível o fluxo de resultados cada vez melhores e maiores, no sentido Cliente => Acionista. E esses resultados contribuem para a Sobrevivência, o Crescimento e a Perpetuidade da Organização.
Os Critérios deveminfluenciar o modo de pensar e de agir de todos os Integrantes da Organização Odebrecht. Servem também para nortear a prática da educação pelo trabalho, as atitudes e o comportamento dos Empresários. O Ser Humano é a medida de todos os valores na Organização.
O Empresário deve dominar seu negócio para satisfazer simultaneamente o Cliente e o Acionista.
Considerando que o Espírito Empresarial, em vezde “negar” deve afirmar essa máxima foi reti-ratificada da seguinte forma:
SÓ EXISTEM VENTOS FAVORÁVEIS,
PARA QUEM SABE PARA ONDE VAI.
Esquecem-se de que, na teoria política e no pensamento administrativo, o conceito de organização6 desempenha papel fundamental.
De outro, é preciso lembrar o papel que essa analogia desempenhou - na prática - na consolidação da República Romana7.
Em nossa...
tracking img