A sustentabilidade em nossa casa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sustentabilidade em nossa casa

O conceito de sustentabilidade está muito mais presente entre nós nos últimos anos do que desde a sua criação. As mudanças em nosso clima e a aceleração da degradação das fontes de recursos naturais cada vez mais aceleradas; trouxeram as portas de nossas casas o chamamento individual de cada ser humano para a sua responsabilidade com a salvação de nosso planetae com a conservação da vida.
Isso se torna mais e mais evidente conforme as notícias de problemas provocados pelas alterações climáticas e pelo efeito estufa se multiplicam nos noticiários e, muitas vezes, quando os sentimos em nossa própria carne. Os milhares, ou milhões de vítimas de furacões, tornados, maremotos, secas, enchentes e outros desastres de força nunca vista; clamam por nossa ajudae pedem por socorro.
Mas podemos projetar e aplicar a sustentabilidade em casa? Como tornar corriqueiro um conceito que para muitos seres humanos que têm pouca instrução e são absolutamente dotados dos mais variados problemas e carências que se pode imaginar. Como levar a quem nada tem a importância de se conservar algo para as gerações futuras? Talvez; aplicar a sustentabilidade em casa sejaalgo intangível demais para essas pessoas. Mas, com paciência e explicando pelo lado mais interessante para elas: o econômico; seremos capazes de despertar sua atenção, a sua colaboração e seu total empenho na formação de uma cultura de sustentabilidade doméstica muito mais rapidamente.
Basta que essas pessoas entendam que podem retirar do que normalmente abandonavam na natureza para se degradarpor dezenas ou milhares de anos; algum tipo de lucro e de potencial econômico que possa melhorar suas vidas agora. Entender as sutilezas de garantir a sobrevida das futuras gerações pode ser extremamente difícil para alguém que acorda faminto e vai dormir desesperançado e com mais fome ainda. Portanto, aplicar a sustentabilidade em casa pode ser também uma nova forma de lucrar.
Que procedimentospodemos adotar dentro de nossos lares para que possamos fazer a nossa parte contribuindo com a sustentabilidade e a conservação do nosso planeta? Dentro de nossa casa existem vários fatores muito importantes ligados ao meio ambiente que podemos direcionar nossa atenção e preocupação. Dentre eles podemos citar: A água, energia elétrica, combustível, o gás doméstico e o lixo.
Podemos contribuir demaneiras bem simples:
A sustentabilidade e a água
Noventa e sete por cento da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), dois por cento formam geleiras inacessíveis e, apenas um por cento é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos...
Pois é, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a população mundial! E esse pouco de águaque nos resta está ameaçado pois somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas.
Sabemos que não dá para viver sem água, então, a saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural. A água deve ser usada com muita responsabilidade.Como economizar água em casa:
* Maquina de lavar roupa: Já foi o tempo que máquina de lavar roupa era artigo de luxo. Hoje em dia elas são populares e baratas. Uma máquina de lavar em sua capacidade total lava a roupa da família toda de uma vez e gasta no máximo 70 litros de água. Ao utilizarmos o tanque, nosso consumo não será menor que 200 litros de água.
* Maquina de lavar louça: Umamáquina de lavar louça ao contrário de que muitos pensam gasta 30 litros de água para lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar na pia, sem consciência, gastará pelo menos 100 litros de água. Se você não possui uma máquina de lavar louças, evite deixar a torneira aberta enquanto ensaboa a louça. Use a água somente para o enxágue. Mas se você tiver pouca louça pra lavar, Um pouco de água e o...
tracking img