A subjetividade como mediação da existência humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Subjetividade como Mediação da Existência Humana

A educação de acordo com o texto e também com a nossa vida hoje, é o que influência a humanidade, porém ela é aplicada de acordo com nossa cultura que simboliza a característica de cada povo. Educação é uma forma indireta de aplicar e influenciar cultura a humanidade. Cada criação e transformação de objetos, além de ser através do dom de cadacriador, existem também a questão da cultura e educação, a qual cada individuo teve anteriormente, com certeza reflete de forma positiva ou negativa, ou seja, a educação não esta somente na escola, não basta aprender ler e escrever, ela esta também nas atitudes e nos comportamentos que cada um desenvolve no decorrer de suas experiências.
O símbolo faz com que entendamos com clareza ascoisas, tudo é ligado aos símbolos, objetos, sobrenomes de família, como brasão etc. Os símbolos distinguem o significado de um objeto.
Exemplos de símbolos educacionais:
 Matemática: + (positivo), - (negativo), ÷ (divisão), × (multiplicação).
A prática simbolizadora dos homens está intimamente vinculada as praticas produtivas e sociais, uma vez que, através dessa representação, as ações humanasganham referências para seu desenvolvimento, deixando de ser puramente casuais ou, então simples resultado de forças mecânicas da natureza.
O conjunto de produtos, de representações simbólicas e de procedimentos apresentados pelos homens que não são decorrentes da atuação direta das forças mecânicas da natureza constitui o que se chama de cultura.
A cultura é definida sob duas perspectivas: comoum conjunto de práticas simbolizadoras; como um conjunto de elementos que não são fruto da ação mecânica da natureza. De outro lado significando como um processo dinâmico, pelo qual o sujeito que compõe a sociedade produz e se apropria, ela é passada por diferentes formas de intercomunicação dentre as quais se destaca a educação.
Os homens ao constituírem cultura, vão construindo sistemas desímbolos, que expressam outra realidade através das suas representações. Todos os tipos de relações sociais e produtivas recebem uma identidade simbólica dando – lhe seu significado, a nossa bandeira nacional e o hino são exemplos culturais e simbólicos. Por isso a atividade subjetiva tem seu intuito de dar dupla dimensão das coisas: de um lado, dando valor as coisas que são de interesses humanos, dooutro servindo – se de conceito para dar significado às coisas, tentando dizer o que elas são em sua própria realidade. Isso se pode chamar de conhecimento.
Podemos dizer que o conhecimento é o conceito entre esses elementos, que satisfaz de certa forma os critérios do ser humano. Essa união corresponde a um conjunto de experiências vivenciadas que são essenciais para o modo de ser subjetivo, ouseja, os critérios estabelecidos buscam satisfazer em primeiro lugar os interesses de vida do ser humano. As coisas não são apenas isso ou aquilo, ela também tem um valor.
A experiência subjetiva é racional, e intelectual, mais também pessoal, fazendo que o ser humano vivencie valores estéticos, éticos, culturais.
Com os produtos simbólicos que fazem parte das experiências vivida os homens vãoconstituindo cultura, resultado dessa produção simbólica: a linguagem, a arte, a religião, a ciência, a filosofia, o direito, etc.

A Educação e a Cultura

As ferramentas técnicas pelas quais a educação se utiliza são especificamente simbólicas, ou seja, são os instrumentos simbólicos de trabalho. Ela prepara o individuo para o trabalho e para a sociedade dando – lhe uma dimensão simbólica,preparando investindo no desenvolvimento da subjetividade do ser educando, por isso a importância da teoria no trabalho educativo.
O papel da educação consiste também em conscientizar as pessoas, pois através das representações simbólicas da consciência, a pessoa pode compreender de certa forma porque tem que passar por determinadas situações. Ela não se limita só a isso, pois através da educação...
tracking img