A socioloia (da saúde) na formação de profissionais de enfermagem

538 palavras 3 páginas
O texto relata a experiência na monitoria em Sociologia da Saúde, disciplina cursada por alunos de enfermagem da UFPB no ano letivo de 2006, em que os mesmos realizaram uma pesquisa cujo objetivo principal era refletir sobre a importância desta disciplina para os futuros enfermeiros.
As ciências naturais chegam ao século XVIII ganhando status de científica, constituindo-se em locus da verdade legítima, passando a dominar o poder que antes pertencia a igreja. No século seguinte começam a surgir às ciências humanas, para assim chegar e dentro destas a Sociologia, que no final do século XIX, das mãos de Augusto Comte, pai do positivismo, recebe sua “certidão de nascimento”. Ele tenta aplicar os princípios teóricos e metodológicos de investigação das ciências naturais às recém-criadas ciências humanas, para assim chegar, pela mesma objetividade, ao controle sobre os fenômenos estudados.
Com o ideal de que a razão humana era a base para se conhecer a realidade que surge a sociologia, chamada por Comte de “a Rainha das Ciências”. Depois de Comte surgiram vários outros pensadores com ideias e correntes teóricas diferentes, como Durkheim, Weber e Karl Marx considerados os principais pensadores clássicos da sociedade.
Dentre as diversas ciências, são as ciências naturais que estão ganhando maior reconhecimento, pois elas são as verdadeiras ciências, capazes de objetivamente explicar a natureza sem correr o risco dos vieses que a subjetividade humana pode gerar.
Para cada área da realidade surge uma ciência específica, e com a Sociologia não é diferente, ela tem se especializado em muitas áreas, embora as especializações da mesma não sejam tão radicais quantos as das ciências médicas. Daí decorre um modelo de educação médica centrado nas disciplinas naturais, atribuindo às disciplinas como a sociologia, um lugar bastante periférico. Vai-se construindo uma tradição que reproduz essa forma de pensar e de viver as profissões da saúde.
É pertinente perceber a relação entre

Relacionados