A sociologia, a antropologia e a formação cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL















UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2013











A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL




Trabalho de AV 1 realizado para a disciplina de Ciências Sociais, sob orientação do Prof. Adenilson Padovan da Universidade Nove de Julho.UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO
2013
1. “Com a produção industrial, surge na sociedade novos elementos que a deixa mais complexa e com novos e diferentes problemas sociais. A superlotação de pequenas áreas, a massificação do consumo, a exploração do trabalho, a necessidade de instrução formal, a própria expansão industrial...”

Este pensamento acima representa a realidade social dasgrandes cidades. Desenvolva uma reflexão sobre essa situação e como você vem se preparando para coexistir com esse espaço.

Realmente desde a revolução industrial o povo começou a deixar o interior, o campo, para migrar para as grandes cidades com o intuito de trabalhar na indústria e assim obterem maiores lucros. Hoje em dia essas migrações continuam acontecendo, porém as cidades não estãosuportando essa demanda, acarretando em desempregos e pessoas pouco qualificadas para assumirem as vagas disponíveis que necessitam de conhecimentos técnicos. Já aquelas pessoas que não possuem qualificação são exploradas para efetuarem trabalhos a qual não tem uma perspectiva de desenvolvimento e assim obtendo baixos salários, as cidades estão ficando saturadas, por não possuir estrutura parareceber essas pessoas e darem condições dignas.

Para que seja evitada essa disputa desigual à necessidade de ter uma boa formação, para assim poder desenvolver profissionalmente e expandir o leque de opções a qual possamos galgar um espaço nessa massa.

2. Sabendo que “a sociologia das organizações vai se preocupar com as inter-relações que ocorrem dentro da empresa, entre empresas e entreempresas e seu entorno”.
Cite e comente os focos principais desse estudo.
A sociologia das organizações tem como principal objetivo entender a maneira pela qual a organização se comporta com o ambiente, seja ele interno como, por exemplo, o relacionamento dos colaboradores entre si e identificação do mesmos com os ideias da empresa e da empresa para com os colaboradores. Ou externo,como o papel da organização na sociedade e como ela influencia e se adapta ao meio que ela está inserida.
Isto serve para identificar alguns problemas e evitá-los ou contorná-los de maneira mais eficiente e eficaz, além de servir como indicador de como a organização atinge suas metas e se está atingindo os objetivos estipulados.
3. Sabendo que podemos definir a antropologia como uma formainvestigativa da diversidade cultural e, por isso mesmo, a ciência da humanidade e da cultura.
Dê um exemplo de estudo antropológico através da diversidade cultural.
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um dessesaspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições. O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros,contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo. As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais. O Sul, por exemplo, apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos...
tracking img