A sociologia diante do processo de industrializa o brasileiro adm comex

2403 palavras 10 páginas
Texto 1:Professora Cristiane Gandolfi
A sociologia diante do Processo de Industrialização Brasileiro

A Sociologia é uma das Ciências que compõem as Ciências Sociais, ela se põe junto à Antropologia e as Ciências Políticas. Seu objetivo é esclarecer a realidade social e o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes nos diz que a Sociologia é a Ciência que estuda o fenômeno social, sendo este conceituado como

as atividades (ou comportamentos) cuja manifestação, generalidade e repetição dependem, indiretamente ou diretamente, de condições externas ou internas dos organismos: o modo deles coexistirem, as dependências existentes entre eles no que concerne a adaptação ao ambiente natural, à alimentação, à reprodução ou à proteção mútua; os laços invisíveis ou objetivos, que fazem da agregação e da associação mecanismos necessários nos processos da vida (Fernandes, 1974, p. 19)”.

Aqui estamos diante do processo de industrialização brasileiro e da constituição e afirmação da Sociologia enquanto Ciência Social, elemento estruturante da compreensão das Relações Humanas no fazer produtivo do modo de produção vigente. O século XIX (1801-1900) foi a base temporal de formulação destes elementos. A sociologia surge em pleno processo de constituição da Sociedade Capitalista Moderna, cuja industrialização teve papel de destaque. Ela é típica das sociedades dos países que conhecemos como Centrais, sobretudo França, Inglaterra e Alemanha. Estes países impactaram tanto a estrutura social econômica da época quanto a formulação da Ciência Social e pode-se dizer que deixaram marcas. Dali, encontramos três sociólogos, homens, cidadãos, muito preocupados com a transição social que aquelas sociedades viviam, uma vez que o modo de produção social era alterado: a Europa perdia as referências feudais (pautadas na terra) e adquiria referências econômicas sedimentadas na produção fabril de mercadorias, constituída pela relação social entre Capital e Trabalho.
O modo de produção

Relacionados