A sociologia de maz weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
A Sociologia de Max Weber.

Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Tocantins.
Campus Palmas.

Disciplina: Sociologia.
Grupo: Frajola 3.
Alunos:
David William L. Marques;
Leandro Pereira; Leonardo;
Mariana Gonçalves e Vanessa Dantas.

Assunto: Trabalho sobre Max Weber,
Sociólogo, realizado pelos alunos deInformática I, sob orientação da professora e
Socióloga Juliana.

Apresentação

O objetivo desse trabalho é simplesmente auxiliar aos que estão agora principiando o estudo da sociedade, através desse grande autor, um dos mais polêmicos e impactantes pensadores sociológicos de sua época (Max Weber), tendo suas obras — que analisam profundamente o funcionamento do Estado Moderno, demonstrando suapreocupação e paixão pela política —, ainda que contestadas por alguns outros, consideradas de suma importância àqueles que desejam compreender os elementos religiosos, políticos, culturais... Enfim, os elementos que guiam uma sociedade em determinada época, e o caminho que ela percorreu.
Max Webber, sem dúvida, possui grande participação na construção da Sociologia que conhecemos hoje, suasidéias, juntamente com a de muitos outros, nos ajudam a estudar o mundo, as relações humanas que nele ocorrem, de maneira que a entendamos de vários ângulos e mais facilmente.
Espera-se que as informações aqui contidas ofereçam algum esclarecimento sobre o assunto e permitam uma maior interação das pessoas quanto ao que acontece num grupo o qual estejam inseridas.
Afinal isso é essencial a nossaformação como cidadãos conscientes e críticos da sociedade em que vivemos.



Weber e seu conceito de
Sociologia

Para Max Weber não existe um método de estudo sociológico pronto, acabado. Tudo varia de acordo com os problemas a resolver.
O trabalho de Weber é, basicamente, enfocado numa forma de estudo sociológico hoje muito importante para a organização da sociedade humana: a açãosocial. A Sociologia, para ele então, é o estudo que busca compreender a sociedade através de ações reciprocamente referidas, ou seja, ações sociais. Porém, como mencionado no parágrafo anterior, esse conceito não é uma regra, ele vai variar de acordo com a ação em questão.
Weber definiu “ação social” como algo que se refere ao comportamento dos outros, qualquer atividade que o individuo fazorientando-se pela ação de outros, e ela só existiria quando o individuo tentasse estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações, com os demais. Contudo, nem toda atividade, segundo ele, seria social, mas sim aquelas que implicam alguma orientação significativa visando outros indivíduos. Ele tenta definir a atividade social pelo seu caráter mais racional. Para isso distingue aatividade racional por finalidade, a atividade racional por valor, a atividade afetiva e a tradicional.
Tanto na conceituação da atividade social, como nos seus diferentes tipos, percebe-se que Weber não analisa as regras e normas sociais como sendo exteriores aos indivíduos, mas como resultantes do conjunto de ações individuais, sendo que os agentes possuem diferentes formas de conduta, e de escolhas,constantes ou não, pois certas instituições, como o Estado, as religiões, o mercado econômico, etc., só existem porque muitos indivíduos orientam reciprocamente suas ações num determinado sentido.
Estas idéias coletivas estabelecem, dessa forma, relações sociais que dependem continuamente das ações individuais. E é assim que Weber analisa, percebe a relação indivíduo e sociedade.

“Não é aconsciência dos homens que determina a sua existência, é, pelo contrário, a sua existência social que determina a sua consciência.”


Definição dos tipos de ação
social Weberiana

Primeiramente temos a ação tradicional: aquela determinada por algum costume ou hábito. É aquela ação que fazemos por ser tradição, e só será compreendida pelos demais se for realmente uma ação tradicional, caso...
tracking img