A sociologia de durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o fato social


Embora Comte seja considerado o pai da sociologia e tenha lhe dado esse nome, Durkheim é apontando como um dos seus grandes teóricos. Eles e seus colaboradores se esforçam por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e construí-la como disciplina rigorosamente científica.
Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico,publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objetivo da sociologia – os fatos sociais.
Assim, são três características básicas que distinguem os fatos sociais. A primeira delas é a “coerção social”, ou seja, força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha.
A segunda dacaracterística dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente da sua vontade ou adesão consciente, sendo, assim, “exteriores aos indivíduos”.
A terceira características dos fatos sociais apontada por Durkheim é a “generalidade”. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles; que ocorre em distintas sociedades,em um determinado momento ao longo do tempo.


A objetividade do fato social


Identificados e caracterizados os “fatos sócias”, Durkheim procurou definir o método do conhecimento da sociologia. Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicação cientifica exige que os pesquisadores estabeleça e mantenha certa distancia e neutralidade em relação aos fatos, procurandopreservar a objetividade de sua analise. Para ele, tudo que nos mobiliza – nossas simpatias, paixões e opiniões – dificulta o conhecimento verdadeiro, fazendo-nos confundir o que vemos com o que queremos ver.
Deve o sociólogo também manter-se afastado das opiniões, juízos de valor individuais, podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cujaracionalidade só é acessível ao cientista.
Durkheim aconselhava o cientista a estudar os “fatos sociais” como “coisas”, fenômenos que lhe são exteriores e podem ser observados e meditados de forma objetiva.


Suicídio


Durkheim estudou profundamente o suicídio, utilizando nesse trabalho toda metodologia defendida e propagada por ele. Considerou-o fato social por sua presença universal emtoda e qualquer sociedade e por suas características exteriores e mensuráveis, completamente independente das razões que levam cada suicida a acabar com a própria vida. Assim, apesar de uma conduta marcada pela vontade individual, o suicídio interessa ao sociólogo por aquilo que tem de comum e coletivo e que, certamente, escapa às consciências individuais dos envolvidos – do suicida e dos que oscercam.
Para Durkheim, na prova de que de leis sociais e não d vontade dos sujeitos que estavam na regularidade com que variavam as taxas de suicídio de acordo com as alternâncias das condições históricas. Com o auxilio de estatísticas, mostra em seguida Durkheim que o suicídio é com certeza um fato social na medida em que, em todos os países, a taxa de suicídios se mantém constantes de um anopara o outro. A longo prazo, ainda por cima, a evolução dos suicídios se inscreve em curvas que têm formas similares para todos os países da Europa.


Sociedade: um organismo em adaptação


Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explica a sociedade como também encontrar soluções para vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentam estados que podem serconsiderados estados “normais” ou “patológicos”, isto é, saudáveis ou doentios.
Durkheim considera um fato social como “normal” quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante adaptação ou sua evolução.
A “generalidade” de um fato social, isto é, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o conselho social representa o...
tracking img