A Sociologia é necessária para a compreensão da sociedade em que vivemos? Por quê?

Trabalho de Sociologia

Responda as questões de acordo com a I e II unidades e de acordo com seu pensamento.
1) A Sociologia é necessária para a compreensão da sociedade em que vivemos? Por quê?
R_ Sim, porque a Sociologia nos ajuda a ver melhor a sociedade em que vivemos e ela nos fornece meios para avaliar as questões sociais e individuas da sociedade e ela tem o objetivo de compreenderas transformações da mesma.

2) No seu entendimento, a Sociologia pode contribuir para que haja mais liberdade de pensamento e de ação? Justifique:
R_ Sim, porque é exatamente para isso que estudamos Sociologia, pois ela é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduosem associações, grupos e instituições que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturais é um dos objetivos da sociologia.

3) No seu texto Carlos Heitor Cony fala de mudanças que ocorreram nas cidades nos últimos anos.No lugar que você vive, ocorreram mudanças importantesnos últimos trintas anos? Analise-os e verifique se elas alteraram o modo de vida e as relações entre as pessoas.
R_ Sim, pois as maiorias das coisas mudaram, mudaram as formas das pessoas se comunicarem umas com as outras, antigamente as pessoas usavam cartas, hoje isso só é feito através da internet e do telefone, sendo que as pessoas não têm mais tempo de se falarem pessoalmente, estão sempremuito ocupadas com trabalhos, estudos, e isso tornou as pessoas mais individuais e conforme ela nos muda também mudamos, pois fazemos parte dela também.
4) Você pensa que as mudanças na sociedade podem influir no comportamento das pessoas no espaço da família, da escola, ou de outros grupos de convívio? De que forma?
R _ As mudanças na sociedade podem influenciar no comportamento das pessoas,como na família, na escola e no meio social em que ela vive, e com essa mudança foi possível as pessoas e principalmente as famílias obtiveram uma nova forma de educação, não como a de antigamente e essa educação não ficou só na responsabilidade dos pais, mas das escolas e das igrejas, pois elas se tornaram também responsáveis pela educação das crianças e quando essa educação falha quem sofre é asociedade que fica a mercê dessa mudança.
5) A internet nos aproxima de muitas pessoas que com frequência nem conhecemos, mas parece que nos distancia de quem esta perto de nós. O que você pensa disso?
R_ A internet nos afasta das pessoas que moram perto de nós e nos aproxima daquelas que moram longe, sendo que às vezes passamos mais tempo na frente do computador e não temos muito tempo deconversarmos com os nossos vizinhos e mesmo com a modernidade das sociedades as pessoas não querem, mas parar para conversar pessoalmente e sim só através de métodos tecnológicos.

6) Será que o autor tem razão? Os jovens só querem um emprego seguro e bem pago, e nada mais?
R_ Não, pois a maioria dos jovens de hoje não tem emprego de carteira assinada, sendo que a maior parte deles trabalha ganhandomenos de um salário, e outros vivem abaixo da linha da pobreza e pra custear seus estudos muitas vezes alguns se sacrificam por quase nada muitos para sustentar suas famílias largam até os estudos.

7) Os jovens de hoje tem a capacidade de reagir com vigor as injustiças, às degradação ambiental ou à morte de pessoas cotidianamente, pela violência ou pela falta de assistência médica?
R_ Osjovens sim são capazes de reagir a tudo principalmente quando se trata de injustiça, sendo por falta de assistência médica, degradação ambienta ou por violência, eles são a maioria na sociedade e quando se unem conseguem seus objetivos em lutar por um mundo melhor sem injustiça onde o amor vence e a paz reina.

8) Conformismo ou resistência e ação alternativa:qual a bandeira a ser levantada?
R_ A...
tracking img