A sociedade e a amizade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade e a Amizade
O ser humano, desde a sua origem, vive em sociedades. Suas estruturas podem ser mais ou menos elaboradas de acordo com a época histórica e diferem ainda hoje segundo acultura de cada local. Apesar das diferenças existentes entre os diversos grupos, todos estão baseados em relações interpessoais, e a amizade verdadeira é uma das experiências mais enriquecedoras quandose trata de aprender a viver em sociedade.

Num amigo verdadeiro encontramos a compreensão e com ele podemos tomar consciência de nossos próprios defeitos. Isso nos faz compreensivos. É na amizadeintima que achamos segurança para dar passos difíceis, o que nos torna confiantes.

Contudo, hoje, as características do mundo moderno, com sua necessidade de rapidez, a grande competitividade eo individualismo, diminuem a possibilidade de as pessoas se tornarem amigos. E, por conseqüência, como num auto-engano, criam-se amizades frias. Nesta categoria pode ser incluída tanto uma grandeporcentagem dos amigos virtuais, como também vários amigos presenciais de ocasião. Estes últimos se sentem bem em se considerarem amigos, mas nada fariam certamente caso o outro necessitasse de um grandeauxílio.

Toda essa degradação da amizade nos faz perder a noção de seu valor e também, em parte, a habilidade de viver em sociedade. Raras pessoas dariam um bem precioso em troca de uma amizadeverdadeira e, muitas vezes, se a temos, nós a deixamos trincar por falta de cuidado.

Crescemos e somos educados para viver em sociedade desde os tempos remotos e essa necessidade de conviver emconjunto, nasceu com a necessidade de sobreviverem em um ambiente hostil. Com o trabalho em grupo esses povos se mantiveram vivos e com um alto índice de desenvolvimento.
Como as relações com o serhumano são meio delicadas foi necessária a criação de normas para manter um convívio pacífico, tais normas são denominadas senso comum. Tais relações são mantidas na área de trabalho onde temos a ética...
tracking img