A sociedade e os meios de comunicação so século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade da informação no século XXI
A sociedade vem passando por transformações culturais, mercadológicas e econômico-sociais ao longo de sua existência, porém, nos últimos anos, a mudança foi surpreendente, no que diz respeito às novas Tecnologias da Informação na Comunicação (TIC’s). Surge um novo meio de comunicação – o computador com conexões via Internet – que modifica a forma deprodução e disseminação de informações pautado no dispositivo comunicacional todos-todos, onde não existe apenas um emissor, mas sim milhares.
Todas as mudanças serviram de inspiração aos teóricos que nomearam a Sociedade com diversos termos, cada qual seguindo uma linha de pensamento. A Sociedade do século XXI também é conhecida como Sociedade da Informação, Sociedade em Rede, Sociedade Global,Sociedade Tecnológica, Sociedade do Conhecimento, Sociedade Pós-Industrial, Aldeia Global, entre outros. Segundo Sebastião Squirra (2006), é vasto o território da Sociedade da Informação e os autores “enfocam o assunto dos mais diferentes ângulos e objetivos e com os mais diferentes pressupostos teóricos e segmentação científica” (SQUIRRA, 2006, p. 4). Entretanto, todas essas expressões têm algo emcomum: discutem a sociedade a partir da mudança de paradigma causada pelo advento do computador e Internet. Mas Juan Cebrian (1999, p. 57) indica que, além da Internet, a Sociedade Global da Informação já vive imersa em uma sociedade midiática desde os anos 60 após a eclosão do fenômeno televisivo.
O conceito de Sociedade Global foi cunhado por G. Guervitch em 1950; apesar de o processode globalização não estar evidente na época, tinha a ambição de compreender os fenômenos sociais envoltos dos grupos, classes sociais e Estados. Ortiz, citando Gurvitch, (2003, p. 17) considera diversos tipos de sociedades globais: a Nação, o Império, as civilizações, mas isso não seria suficiente para abarcar todo o planeta; a Sociedade Global seria composta “por um conjunto de ‘sociedadesglobais’ que se tocam, mas no fundo, excluem-se”. Mesmo uma idéia de 1950 continua atual, a globalização acentuada pelas inovações tecnológicas faz com que as regiões locais participem de fenômenos globais (de consumo e midiáticos), mantendo, porém, suas especificidades regionais.
Com as mudanças tecnológicas vem também um forte desenvolvimento científico- tecnológico tendendo à convergênciaentre a Informática, a Eletrônica e a Comunicação. Com o mesmo pensamento, Daniel Bell (apud KUMAR, 1997, p. 22) argumenta que o que gerou a Sociedade da Informação foi a convergência entre computador e telecomunicações; após tal convergência, o computador centralizou funções que antes eram apresentadas por diversos meios comunicacionais. As tecnologias digitais, segundo Pierre Levy (1999),“surgiram, então, como a infra-estrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento” (1999, p. 32).
A convergência dos sistemas de comunicação, tecnologias da informação e crescimento das redes integradas tornam-se responsáveis pela transição de uma sociedade antes voltada à indústria, para umasociedade agora baseada na informação. As diversas sociedades, tanto do primeiro quanto do terceiro mundo reconhecem a importância de estarem inseridos no processo de convergência e correm à busca de redes avançadas de comunicação. (STRAUBHAAR e LAROSE, 2004, p. 2). Manuel Castells (1999), visualizando o futuro da Internet como meio de comunicação, defende que este será um veículo sobre o qual anova sociedade estará embasada; o autor analisa – no livro “A sociedade em rede” – a sociedade voltada ao uso da informação, a partir de uma revolução tecnológica, trazendo a idéia de que as novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes interligadas globalmente. Existem múltiplas redes interligadas que se tornam fonte de formação, orientação e desorientação da sociedade,...
tracking img