A sociedade vista por durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina de Sociologia da Educação I
Aluna: Talita Barcelos Silva

1. Explique conforme o Pensamento de Durkheim
a. A preocupação central desse autor ao analisar a sociedade ou a vida social;
De acordo com Souza, pode-se considerar que existem algumas interpretações diferentes em relação àpreocupação central de Durkheim. José Albertino Rodrigues, por exemplo, defende que o objetivo de Durkheim é a manutenção da ordem social. Anthony Giddens, por outro lado, acredita que Durkheim deseja mais entender a “natureza evolutiva da ordem” do que a manutenção da ordem propriamente. Pensando a sociologia da educação, Christian Baudelot acredita que Durkheim se interessava por uma teoria sociológica quepermitisse aos educadores uma fundamentação que pudesse contribuir para a transformação do sistema e da sociedade.
Apesar de algumas divergências entre os diversos estudiosos do pensamento de Durkheim, principalmente no enfoque que dão à sua relação com o seu contexto histórico, ocorre certo consenso em relação à sua preocupação central na análise da sociedade ou da vida social. Sua sociologia,segundo esses autores, tinha como objetivo investigar os mecanismos de funcionamento das diversas instituições sociais e como é possível estabelecer que o sistema se mantenha em equilíbrio.
b. Quais são as bases que sustentam a vida social ou a ordem societária;
Souza ressalta que, segundo Durkheim, toda a vida social é pautada nos meios morais. A moral da vida social é o que vai fazercom que o indivíduo se sinta constrangido de agir fora dos padrões sociais. É também o que irá possibilitar cada vez mais possibilitar a coesão entre os indivíduos garantindo um sistema de valores comuns e um comportamento padronizado. Nesse sentido, a educação tem um papel fundamental para evitar a degradação social, pois ela permite a internalização, pelos alunos, dos hábitos e costumes dasociedade no qual ele vive. Permite que a criança aprenda e reproduza algo que foi constituído antes mesmo de seu nascimento, como a língua as leis e normas de convivência.
c. O que é sociedade ou como se constitui a vida social;
A sociedade pode ser entendida, segundo Durkheim, como um todo interligado ou uma rede de fatos sociais que exercem sobre o indivíduo uma imposição externa. A vidasocial, por sua vez, se trata do meio moral ou o conjunto de meios morais que regem o indivíduo, eles são constituídos de ideias e formam um sistema regras que determinam a conduta garantindo a coesão social.
2. Em relação ao conceito de FATO SOCIAL, objeto de estudo da sociologia, conforme Durkheim, desenvolva os seguintes tópicos:
d. O que se deve entender como FATO SOCIAL;
Oconceito de Fato Social em Durkheim pode ser entendido como, tudo aquilo que na vida social, de maneira explicita ou não, possui a capacidade de exercer sobre os individuos uma coerção externa, é também aquilo que possui caráter geral na sociedade, assim como existência própria independente das ações individuais.
e. Por que Durkheim considera que o FATO SOCIAL é o objeto de estudo da sociologia;Durkheim considera que o Fato Social é o objeto de estudo da sociedade, pois ele decorre da vida social, são eles que organizam a sociedade e que garantem que os indivíduos vivam em unidade. Os Fatos Sociais são fundamentais para a vida em sociedade, pois os padrões de comportamento da sociedade atingem a todos os indivíduos sem discriminação e se caracterizam por serem exteriores a eles e sãoindependentes de sua consciência, além disso, esses padrões são tão fortes que os indivíduos se vêm obrigados a cumpri-los.
f. Dê um exemplo de FATO SOCIAL que se observa na sociedade brasileira atual;
A comemoração durante o carnaval pode ser considerado na sociedade brasileira um Fato Social. Salvo algumas exceções, os brasileiros comemoram de alguma forma o carnaval, seja em festas...
tracking img