A sociedade vista do abismo novos estudos sobre a exclusão, pobreza e classes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nosso grupo irá apresentar o trabalho sobre o texto
A sociedade vista do abismo
Novos estudos sobre a exclusão, pobreza e classes sociais.
O Ponto 1
Reflexão crítica sobre o tema da “Exclusão Social”
De José De Souza Martins
O autor vai começar falando que o tema exclusão é um dos temas que fazem parte de um conjunto de categorias imprecisas que seriam hoje utilizadas para definir osaspectos mais problemáticos da sociedade contemporânea no terceiro mundo.
Ou seja, essa categoria não consegue dar conta de expressar e explicar as contradições dessa sociedade.
Para o autor, do tema exclusão, então, passou-se a incorporar o substantivo excluído pressupondo que se trata de uma categoria social ou sociologicamente identificável nas pessoas e nas relações sociais.
A situaçãosocial, ou seja, as contradições e antagonismos vividos, poderia criar nessas pessoas uma certa consciência social da própria situação de exclusão em vivenciam. Mas, que, no entanto não é verificável na pratica. Não é o que acontece.

Ele chega a dizer que “A categoria exclusão não é verificável na prática, na vivencia dos chamados excluídos.” (SOUZA,2002,p.25)..

Um tipo de mentalidadehistórico social é criada pela contradição vinda das relações sociais que, por sua vez, parte do atributo do trabalhador assalariado.
Para se ter uma ideia clara, portanto, para José Martins, deve-se verificar se a consciência dos que tem a preocupação com os excluídos corresponde a mesma consciência que os excluídos tem de si e de seus problemas. Saber qual a visão da vítima, sua situação econsciência social.

Quando se pede ao sociólogo que fale dos problemas sociais, deve-se esperar que ele fale, também, sobre a (pp.25) consciência que tem os que querem compreendê-los, mesmo não sendo vítimas deles.
Deve-se verificar se a consciência dos que querem compreendê-los coincide com consciência dos que têm os problemas, a vítima.
Só assim se pode enxergar o modo como a vítimainterpreta sua situação e que saídas vê para ela.
Para ele a sociologia + análise da consciência social = consciência que as vítimas das situações sociais adversas têm da adversidade e de si mesma.
Então há um desencontro entre, por um lado, a situação social e, por outro, a consciência social.
Ele ressalta que “As pessoas podem viver em situação social problemática e terem dela uma compreensãoinsuficiente ou equivocada.” (SOUZA,2002,p.26)..

Alguns podem ter a compreensão adequada, o que para o autor, é bem mais é raro. Isso vai depender da situação social e histórica.
Então há momentos de crise que favorecem essa compreensão.
Há aquelas circunstancias também que não favorecem e ainda distorcem a consciência social do sujeito.
Estas ultimas seriam aquelas em que sociedade tem amaior capacidade de reproduzir e de se regenerar.
E aquelas em que os grupos sociais em situação adversa se mostram mais frágeis, com se dá os trabalhadores em situação de desemprego.
“Equivocada ou não é nessa consciência social que devem ser buscadas as auto definições as autodesignações.” (SOUZA,2002,p.26)..

Então: o sociólogo e a sociologia, para ele: ao fazerem sua busca investigativa “vaià direção da compreensão real que mediatiza as relações sociais, para compreender essas relações como relações conscientes, legitimamente interpretadas pelo próprio agente. Sem isso, as classificações e designações podem a até ser objetivas, mas não corresponderão ao que a pessoa ou grupo veem em si (pp.26) mesmos nem, portanto, às possibilidades que ela mesma ou ele mesmo vê na situação em que seencontra.” (SOUZA,2002,p.25)..

Para o autor: tem-se Indicio de que há:
Um desencontro entre o modo como as vítimas das adversidades se situam no mundo e o modo como os acadêmicos, os religiosos, os militantes, veem essa situação de adversidade de suas vítimas.
Aqui Martins vai falar que: Portanto, mais do que o real problema social que se oculta por trás da concepção de exclusão, e que...
tracking img