A sociedade perfeita na visão de platão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Por volta do século IV a.C., surgiu a primeira colocação de sociedade perfeita que se compreende até hoje. A partir do diálogo "A República", de autoria de Platão, conhecido como importante discípulo de Sócrates.

Diante das idéias por ele apresentadas, como fraterna, o sonho de uma vida harmônica, que tem o poder sempre o caos da realidade auxiliará, através dos tempos, como afonte inspiradora de todas as situações que surgiram e da maior parte das agitações das reformas sociais que desde então a humanidade teve conhecimento.

Platão (428-347 a.C.) foi um dos grandes críticos da democracia daquele tempo. Pelo menos da que era exercida na cidade de Atenas e que o mesmo teve grande conhecimento. Como filósofo e educador da Grécia antiga (Atenas, 428 ou 427 a.C. - id.,348 ou 347 a.C.). Foi um do mais importante pensador e escritor da história cultural ocidental.

Nascido em Atenas, tendo sua família como uma das mais antigas e importantes da cidade. Sua mãe era parenta do legislador ateniense Sólon, ainda quando criança perdeu seu pai, Aristo. Platão foi educado na casa de um grande amigo íntimo e adepto de Péricles conhecido por Pirilampes. Seu verdadeironome era Aristóteles, Platão era um apelido que significava ombros largos.

Ainda jovem Platão tinha a intenção de se tornar um político. Em meados de 404 a.C., um grupo de homens com grande influencia na época por terem uma condição privilegiada, dentre esses considerados ricos na época dois eram parentes seus, pronunciaram-se publicamente poderosos e o convidaram a se juntar a eles.

PorémPlatão recusou, porque estava indignado com as realizações de crueldade e sem posturas. No ano de 403 a.C., os atenienses tiraram esses poderosos e proclamaram a democracia.

Logo após toda essa conturbação política, Platão teve enorme vontade de entrar novamente para a política, mas rejeitou novamente essa idéia quando seu amigo Sócrates, foi a julgamento e condenado à morte em 399 a.C. com umaprofunda desilusão com a vida política, Platão foi embora de Atenas e partiu pelo mundo antigo, incansáveis anos.

Somente em 387 a.C. ele retornou a sua cidade Atenas e criou a escola de filosofia e ciência que ficou conhecida na época como a Academia. situada em uma alameda com grande arborização, a qual segunda a lenda, era de propriedade do conhecido herói grego da época de nome Academo.Sendo considerada por alguns estudiosos como a primeira universidade do mundo. Na mesma eram estudadas disciplinas relacionadas a assuntos como astronomia, ciências biológicas, matemática e ciências políticas.

Alguns integrantes de sua família exerceram funções de grande importância durante um governo de tirania, que, apesar da sua curta duração, foi violento, com perseguição aos adversáriosos que contrariavam os costumes gregos.

Esse acontecimento lançou suspeita sobre toda a família de Platão, atingindo-o principalmente, quando da restauração da democracia. Mas o ponto decisivo da contrariedade dele à democracia teme como fator relevante o julgamento e condenação a que foi submetido.




2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Platão tinha qualidades importantes ao se tratar dalíngua grega comoo também enorme censo dramático ele levou ao conhecimento das pessoas uma maneira de mostrar suas idéias e reflexões com grande originalidade tendo como foco principal o dialogo.

Os estudiosos da época eram categóricos em afirmar que o método de exposição era literariamente grandioso. Sua principal obra política foi "A República", onde a mesma foi escrita entre 380 e 370 a.C. noalge dos seus 50 anos de idade. Antes do seu falecimento Platão voltou novamente a estudar sobre a sociedade ideal por meio do diálogo: As Leis.

O local das reuniões, conforme ocorreu em outros diálogos, tem como local a casa de um homem rico, que coloca suas dependências à disposição dos gênios da época, entre os quais políticos e artistas para discutirem filosofia dentre outros assuntos....
tracking img