A Sociedade Mineradoa

1033 palavras 5 páginas
A CORRIDA DO OURO

O Brasil passou por sensíveis transformações em função da mineração. A partir da descoberta da mina de ouro por Antônio Rodrigues Arzão, anos seguintes, foram descobertas novas minas de ouro, como as de Vila Rica, hoje Ouro Preto.
Assim que a notícia da mina de ouro se espalhou, afluíram ao sertão mineiro, milhares de pessoas das mais diversas, atraídas pela ideia de enriquecimento fácil. Com isso houve a Crise de Alimentos, pois se preocupavam só com a exploração de minérios.

GUERRA DOS EMBOABAS

A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs, de um lado, os desbravadores vicentinos, grupo formado pelos bandeirantes paulistas, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razão reclamavam a exclusividade de explorá-las; e de outro lado um grupo heterogêneo composto de portugueses metropolitanos e migrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da Bahia, liderados por Manuel Nunes Viana. Esse conflito terminou com a vitória dos emboabas.

CONTROLE SOBRE O OURO

Iniciada a mineração, o rei de Portugal criou a Intendência das Minas um órgão encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos e julgar crimes praticados na região. Passada a fase inicial da exploração do ouro, passou-se a investir em novas técnicas de extração.

IMPOSTOS

A Intendência criou e cobrava pesados impostos: impostos sobre homens livres e escravizados, sobre tecidos, ferramentas, genros agrícolas e, é claro, sobre o ouro. Tendo o mais importante deles foi o quinto Quinto (era um imposto cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro encontrado em suas colônias; correspondia a 20% do metal extraído e era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição). A cobrança era feita, sobretudo, nas

Relacionados

  • Medidas mitigadoras para atividade mineradora. estudo de caso: exploração de granitos
    11069 palavras | 45 páginas