A SOCIEDADE DE CONSUMO E OS CONFLITOS DA CONTEMPORANEIDADE

363 palavras 2 páginas
Nome: Arielle Coelho Ferreira
AN4DP

A SOCIEDADE DE CONSUMO E OS CONFLITOS DA CONTEMPORA­NEIDADE

Durante o filme “Relatos Salvajes”, de Damián Szifron, são contadas histórias de pessoas que passam por situações confusas e reagem de modo extremo, violento e vingativo. Já no documentário “The Century of the Self”, de Adam Curtis, acompanhamos uma análise histórica das consequências das conclusões e estudos de Freud a respeito do inconsciente humano, onde seu sobrinho, Edward Bernays, utiliza-a a favor da propaganda e da manipulação de massas.
Em seus estudos, Freud diz que o homem possui “forças primitivas que se não controladas nos levariam ao caos”, e de fato, na obra de Damián vemos pessoas reagindo de modo impulsivo e extremo, realmente primitivo às diversidades da vida. Bernays inicialmente se utiliza deste pensamento para promover os objetivos da Guerra nos EUA, propagando a ideia que esta tem como fim promover a democracia na Europa. Aos poucos, vai aplicando os seus conhecimentos como forma de manipulação da população, fundando a conhecida posição de Relações Públicas e levando sua experiência para a publicidade.
Um dos trabalhos de Bernays foi o de trazer a liberdade de fumar às mulheres daquela época para que a empresa de cigarros pudesse lucrar em cima deste público. Em cima de algo tão banal, foi construída uma imagem de poder e independência no ato da mulher portando o cigarro e o fumando, fazendo com que eles atingissem seu objetivo e a enganação da massa completa. Hoje somos bombardeados diariamente com o marketing publicitário vendendo a ideia construída de um produto, atingindo diretamente públicos que podem ou não adquirir seu produto, que precisam ou não daquele produto. Esse último ponto remete ao que é citado no documentário quanto ao consumo na sociedade ser anteriormente voltado à necessidade e, posteriormente, voltado ao consumismo.
O consumismo é o grande falso gerador de felicidade da nossa configuração social atual. Filas para comprar

Relacionados