A sociedade das formigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade das Formigas

[pic]

As formigas são insetos aparentemente “insignificantes”, mas que apresentam um detalhe invejável: a forma hierárquica que se relacionam. Elas compõem umgrupo comum, bem conhecido de todos. Dentre todos os grupos de insetos, provavelmente são os mais bem sucedidos. Todas as formigas vivem em colônias, e cada  colônia encontra-se dividida em quatro“classes – sociais”: rainhas, machos, operárias e soldados.

É chamada de Formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outrasformigas da colônia. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras.

Os machos são menores que a rainha e sãoespecializados em reprodução. Possuem asas para realizar o vôo nupcial. Os machos morrem após o acasalamento. (fig. 2)

As operárias são estéreis, ou seja, não se reproduzem; constituema maioria na colônia. As operárias são encarregadas da procura e transporte de alimentos, bem como cuidam das larvas e do formigueiro. (Fig. 3)

Os soldados protegem oformigueiro. São formigas operárias especiais, elas são maiores e mais fortes e se dedicam a proteger a colônia contra outros insetos, quando esta andando pelos túneis, parecem supervisionar o trabalho dasoperárias. (Fig.4)

Cada uma das classes desempenha um papel específico e extremamente organizado.
Se observássemos os formigueiros, detalhadamente, veríamos quão elaborados eles são,constituídos por um labirinto de túneis e galerias. Certas câmaras no subsolo, construídas pelas formigas, podem servir para criação, armazenamento de comidas e diversas outras realizações.

Comoesses insetos tornaram-se tão sociáveis?
Quem os ensinou a trabalhar em união e de forma tão organizada? Deus em sua infinita sabedoria planejou cada detalhe, e nós, ao observá-los, usufruímos da...
tracking img