Formigas

Num formigueiro existe total organização, sendo que as tarefas são bem divididas entre as formigas.
Comunicam-se entre si através de liberação de feironas (compostos químicos).
Além darainha, num formigueiro existem  as sentinelas (segurança), operárias (fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos) e as enfermeiras (cuidam das larvas).
O acasalamento da formiga rainhaacontece num vôo nupcial. Após a fecundação a rainha perde as asas antes de botar os ovos, depois da fecundação, os machos não são autorizados a entrar no formigueiro e geralmente morrem rapidamente.As sociedades das formigas são organizadas por divisão de tarefas, muitas vezes chamados castas. As tarefas podem ser distribuídas pelo tamanho ou pela idade do indivíduo.
As sociedades das formigas sãoorganizadas por divisão de tarefas, muitas vezes chamados castas. As tarefas podem ser distribuídas pelo tamanho ou pela idade do indivíduo.
Existem também outras duas funções: a de operário e a desoldado. As operárias tomam conta da cria (ovos, larvas e pupas), fazem a limpeza do formigueiro e coletam o alimento. Já as formigas soldados guardam a entrada do formigueiro sem descanso.

CupinsTodos os cupins são eussociais, possuindo castas estéreis (soldados e operários). Uma colônia típica é constituída de um casal reprodutor, rei e rainha, que se ocupa apenas de produzir ovos; deinúmeros operários, que executam todo o trabalho e alimentam as outras castas; e de soldados, que são responsáveis pela defesa da colônia.
Existem também cupins desprovidos de soldados, como é o caso detodos os representantes neotropicais da subfamília Apicotermitinae. Alguns cupins possuem dois ou três tipos de soldados, sempre de tamanhos diferentes, e às vezes morfologicamente tão distintos quepoderiam passar por espécies diferentes.
A dispersão e fundação de novas colônias geralmente ocorrem num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa. Nessa época, ocorrem... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). A sociedade das formigas, cupins e abelhas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Sociedade-Das-Formigas-Cupins-e/425806.html

MLA

"A sociedade das formigas, cupins e abelhas" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Sociedade-Das-Formigas-Cupins-e/425806.html>.

MLA 7

"A sociedade das formigas, cupins e abelhas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Sociedade-Das-Formigas-Cupins-e/425806.html>.

CHICAGO

"A sociedade das formigas, cupins e abelhas." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Sociedade-Das-Formigas-Cupins-e/425806.html.