A sociedade como realidade subjetiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE COMO REALIDADE SUBJETIVA
BERGER, Peter L. & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1985.






Neste texto de abordagem sociológica, os autores discorrem sobre o processo de subjetivação dos indivíduos a partir do enfoque no universo simbólico no qual as relações sociais estão enraizadas. Consideram que a socialização nunca étotal e completa e que a sociedade é uma realidade objetiva e subjetiva ao mesmo tempo, devendo ser entendida em termos de um processo dialético em curso, composto de três momentos: interiorização, objetivação e subjetivação. Sendo a subjetivação formada por processos sociais, ressaltam a importância dos outros significantes (outras pessoas) como agentes de confirmação da identidade,elemento-chave da realidade subjetiva, visto que a identidade também se encontra nesse processo dialético entre indivíduo e sociedade. Tratam, também, do papel essencial da linguagem como fator formador, conservador e transformador da realidade, e que permite ao indivíduo constantes inovações nesse processo de subjetivação, colocando, assim, em questionamento o determinismo sociológico proposto por Freud.A construção social da realidade não tem fim, é um processo contínuo, mutante e dinâmico. A socialização também adquire essas características e isso acarreta um contínuo processo de modificação da realidade subjetiva. Os indivíduos estão sempre em um processo de interação e ressignificação, ou seja, de ressocialização, que se realiza sempre no contexto de uma estrutura socialespecífica. O ponto de partida para esse processo é a interiorização, ou seja, como o indivíduo apreende ou interpreta uma manifestação subjetiva do outro e a transforma em algo significativo para si mesmo.

A interiorização é toda percepção, apreensão, construção e entendimento que o indivíduo faz da realidade que presencia em seu meio social. Através de processos comunicativos, eleexterioriza e expressa seus pensamentos e sensações internas na relação com o outro, objetivando-se nesta sociedade. A partir dessa objetivação, o outro também terá um posicionamento e é a partir dessa reação do outro que o indivíduo formará sua subjetivação. Se não houver identificação, valorização ou familiarização, haverá então, a alienação.

Berger e Luckmann tratam a objetivaçãolingüística como força geradora da realidade, que possibilita ao indivíduo realizar, apreender e produzir o mundo. É através da linguagem que as objetivações dos outros significantes tornam-se objetos da consciência individual e constituem diferentes identidades. Isso é explicado pelo motivo que ninguém é capaz de interiorizar e apreender a totalidade da realidade social. Além disso, existem váriosesquemas motivacionais recorrentes no meio social, que serão interiorizados com alto valor pelo indivíduo e servirão de fatores que diferenciam a sua identidade. Neste sentido, o elemento conversa é o veículo mais importante da conservação da realidade, pois modifica, mantém e reconstrói a realidade subjetiva a todo o momento.

Os autores afirmam que existem dois tipos de socialização -Socialização Primária e Socialização Secundária -, ou seja, dois momentos de inserção do indivíduo em uma sociedade, já que o indivíduo não nasce membro de uma sociedade, mas apresenta uma predisposição para a sociabilidade e para tornar-se membro dela. Isto posto, os outros significantes desta estrutura social serão os encarregados de sua socialização e isso vai se reforçando no cotidiano, apartir das relações sociais.

A Socialização Primária, ocorrida na infância, é a primeira socialização pela qual passa o indivíduo para tornar-se membro da sociedade e apresenta o valor mais importante, pois será a base para a Socialização Secundária. Nesta etapa, só há um ponto para a construção da subjetividade: a relação da criança com a família. Do ponto de vista sensorial e...
tracking img