A sociedade como realidade objectiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade como Realidade Objectiva

Disciplina:
Sociedade e Cultura

Índice
Introdução 3
Organismo e Actividade 4
Organização instintiva 4
O desenvolvimento comum do organismo humano e do Eu humano 5
As origens da institucionalização 6
Objectividade 7
Sedimentação e tradição 8
Por exemplo: 9
Tipificações de outros (não) relevantes 10
Por exemplo: 11
Concluindo: 11Tipos de grupos: 12
Tipos de grupos 12
Grupos Primários 12
Grupos secundários 12
Papeis 13
O que são papéis? 13
A origem 13
Os papéis representam a ordem institucional. 13
Isto a 2 níveis: 13
Institucionalização 14
Institucionalização ampla: 14
Institucionalização limitada: 14
Institucionalização total: 15
Reitificação: 16
Objectividade: 16
Os Mecanismos conceptuaisda manutenção do Universo 16
Organização social para a manutenção do Universo 17
Sociedade Moderna 18
Conclusão 19

Introdução
No âmbito da disciplina de Sociedade e Cultura, optámos por abordar o tema A Sociedade como Realidade Objectiva.
Ao realizarmos este trabalho pretendemos focar os tópicos enumerados, como o Organismo e a Actividade, as Origens da Institucionalização, aSedimentação e Tradição, os Papéis, o Âmbito e Modos de Institucionalização, as Origens dos Universos Simbólicos, o Universo Simbólico, os Mecanismos conceptuais da manutenção do Universo e a Organização Social para a manutenção do Universo.
Assim, pretendemos sobretudo, conhecer e aprofundar estes conceitos e relacioná-los entre si.

Organismo e Actividade
O Homem vive num ambiente e desempenhadeterminados papéis. Não há um mundo específico só do Homem mas existe também outros “ambientes” como o do cão ou do cavalo.
Compara-se o animal com o Homem, ou seja, por exemplo o cão enquanto animal vive num mundo fechado cujas estruturas são pré-definidas pelo ambiente das diversas espécies animais. Em contraste a relação do Homem com o Ambiente constrói-se a partir da sua constituição biológicaprópria. Isto é enquanto o ambiente animal constrói o seu ambiente equilibradamente com as outras espécies animais, o ser humano constrói a sua relação com o ambiente por ele próprio.
Embora o Homem possua impulsos sexuais comparáveis aos dos outros animais, a sexualidade humana caracteriza-se por um grau muito elevado de flexibilidade. Não é bastante independente dos ritmos temporais como é flexíveltanto no que respeita aos objectivos para que se dirige, quando nas suas modalidades de expressão. Isto é o Homem pode estimular a imaginação sexual até ao ponto da sensualidade febril, mas é improvável que se possa invocar qualquer imagem estabelecida ou pelo menos uma ocorrência passageira.
Organização instintiva

* O instinto do ser humano comparado com os outros animais pode serdescrito como subdesenvolvido, isto é o Homem tem impulsos mas estes são pouco específicos e inconscientes.
* O processo de se tornar Homem efectua-se na relação como o ambiente. Esta afirmação adquire significado se reflectirmos no facto de que este ambiente é também um ambiente natural e ao mesmo tempo um ambiente humano.
Pode-se dizer também que o ser humano em desenvolvimento não só serelaciona com o ambiente natural próprio como também com uma ordem cultural e social específica.
* A Humanização é variável no sentido sociocultural. Por outras palavras, podemos dizer que não existe natureza humana no sentido de um substrato fixo ao nível biológico, mas que há apenas uma natureza humana que delimita e permite as formações socioculturais do Homem.

O desenvolvimento comum doorganismo humano e do Eu humano
O desenvolvimento comum do organismo humano e do Eu humano num determinado ambiente social refere-se à especial relação humana entre o organismo e o Eu. Por um lado, o Homem é um corpo, no mesmo sentido em que se pode dizer o mesmo de qualquer outro organismo animal. Por outro lado o Homem tem um corpo, isto é, o Homem tem vivência de si próprio como uma entidade que...
tracking img