A Sociedade Colonial Tinha Como Refer Ncia O Chefe Da Fam Lia E N O Havia A Possibilidade De Uma Mudan A Social

309 palavras 2 páginas
A sociedade colonial tinha como referência o chefe da família e não havia a possibilidade de uma mudança social. A sociedade se desenvolvia com base no engenho de açúcar.
As principais ideologias da época eram dominação, diferença e exclusão.
Os castigos significavam punição para o escravo, por ter cometido erros ou por não ter cumprido com os seus deveres, para quem esta açoitando o castigo representa imposição de respeito, um complexo de superioridade em relação ao açoitado, caso fosse um negro que estivesse açoitando como a imagem retrata pode se dizer que ele foi persuadido a realizar tal pratica já para quem esta do lado de fora apenas como telespectador francamente os castigos não significavam nada, eles não davam a mínima viam aquilo como um espetáculo barato.
Quanto à realidade vivida pelo negro, acredito que houve mudanças bem significativas, mas em contrapartida grande parte dos cenários históricos permaneceram intactos e se tornaram verdadeiros pontos turísticos, lugares onde se obtém muitos lucros, também temos museus para alimentar a memoria, em São Paulo por exemplo temos o Museu Afro Brasil.
O museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil, lá é encontrado vários instrumentos de tortura utilizados durante o período de escravatura, às vezes me pego pensando qual seria a reação de um negro ao passar por esses instrumentos, difícil saber, presumo que ele se sinta afrontado, claro que isso não se restringe apenas ao negro qualquer um que estiver diante desses instrumentos é capaz de demonstrar espanto.
O que restou da escravidão:
Religião
A religião africana é o legado mais forte da permanência e da resistência negra no Brasil a presença da religião africana é marcante. São símbolos, rituais e marcas que preservam a relação: passado e presente.

Língua
Os dialetos africanos .

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Novo Documento De Texto
    4403 palavras | 18 páginas