A sociedade capitalista e o sistema de classe sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Sociologia


Tema: A sociedade capitalista e o sistema de classe sociais.




INTRODUÇÃO

A sociedade capitalista é dividida em três classes e tem uma configuração histórica, estrutural particular. Na sociedade capitalista as relações e estruturas de apropriação (econômica) e dominação (política) definem a separação social. Os outros fatores de distinção ediferenciação, como a religião, a honra, a ocupação e a hereditariedade, apesar de existirem, não possuem a força que têm nos sistemas de castas e de estamentos. A produção e o mercado tornaram-se os elementos mais precisos de classificação e mobilidade sociais. Assim, as classes sociais expressam, no sentido mais preciso, a forma como as desigualdades se estruturam na sociedade capitalista.
Podem-se afirmarque existem duas grandes maneiras, com suas variações, de pensar a questão das classes: considerando a posição dos individuos e grupos no processo de produção ou considerando a capacidade de consumo como fator de classificação. As questões que envolvem propriedade, renda ,consumo, e ducação formal, poder e conhecimento, vinculadas ou não de finem a forma como as diferentes classes participam dasociedade.
A mobilidade social nas sociedades capitalistas é maior do que nas dividas em castas ou estamentos, mas não é tão ampla quando pode parecer. O que diferencia a sociedade capitalista de outra é referente à desigualdade, somente a forma como ela se efetiva. Como já vimos, nas sociedades divididas em castas ou estamentos, por exemplo, os indivíduos nascem desiguais e assim vivem.
Oprocesso histórico de constituição das classes e a forma como elas se estruturaram determinaram o aparecimento de uma série de frações, bem como de classes médias ou intermediárias, que ora apoiam a burguesia, ora se juntam ao proletariado, podendo ainda, em certos momentos, desenvolver lutas particulares.
Para identificar as classes numa sociedade capitalista é necessário fazer uma análise de como seconstituíram historicamente e de como se enfrentaram politicamente, principalmente nos momentos mais decisivos. Essa luta se desenvolve no modo de organizar o processo de trabalho e de distribuir diferentemente a riqueza gerada pela sociedade, nas ações dos trabalhadores do campo e da cidade orientadas para diminuir a exploração e a dominação, e na formação de movimentos políticos para mudar asociedade, no que ela tem de mais injusto e degradante.
Nos Estados Unidos existe um conjunto de autoras na Sociologia desenvolvida que caracterizam a sociedade moderna como desigual, mas declaram que há possibilidades de ascensão social de acordo com as oportunidades oferecidas aos indivíduos. Alguns aproveitaram as oportunidades e outros não, tendo êxito aqueles que dispõem de mais talentos equalificação. O capitalismo só é dinâmico porque é desigual, e todas as políticas que propõem a igualdade de condições levam os indivíduos a não lutar por melhores posições, reduzindo a competição entre eles.



A SOCIEDADE CAPITALISTA E O SISTEMA DE CLASSES SOCIAIS

A sociedade capitalista é caracterizada no seu principio mais importante o lucro, e a revolução industrial consolidou a sociedadeburguesa liberal capitalista, que tinha como princípios a igualdade entre os homens, livre iniciativa e na empresa privada. O homem teria liberdade para fazer contratos de acordos, investir, comprar, vender buscando seus interesses. Como o sistema incentivava a concorrência entre as empresas, elas procuravam novas tecnologias, para produzir mais e reduzir os custos, só assim teriam condições demanter seus produtos no mercado.
O capitalismo surgiu na Europa no século XI ao XV, no qual os feudos transferiram o centro da vida econômica social e política, para a cidade. O feudalismo que amargava uma crise em que eliminou 40% da população européia, pela falta de Alimentos e pela Peste Negra, que atingiu toda a Europa. O comércio foi restabelecido pelas cruzadas entre o século XI...
tracking img