A sociedade atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade atual encontra-se em um estágio no qual grande parte de suas alternativas
de desenvolvimento e sobrevivência está em tornar a informação um bem acessível a
todas as pessoas,independentemente de seu nível sócio-econômico (LAIPELT, 2006).
“Ultimamente, a expressão “ inclusão digital ” tem sido frequente nos noticiários brasileiros de jornais, revistas e televisão. As notíciasdão conta de que este ou aquele órgão do governo ou instituição opera uma ação de inclusão digital numa certa comunidade. É um movimento da iniciativa de variados níveis dos poderes constituídos, deempresas, organizações não governamentais, associações, igrejas, clubes e outras entidades, destinados a capacitar cidadãos de baixa renda de comunidades urbanas.” (BRITO, 2005)
A cada vez que atecnologia evolui, uma grande parte da sociedade se torna excluída ao acesso a este mundo. Isso ocorre não apenas pelo fato de as comunidades não possuírem acesso aos computadores nas residências, atéporque existem locais onde qualquer pessoa pode, sem custo algum, ter esse acesso, como em bibliotecas públicas. O que ocorre, é que não basta distribuir as máquinas, é preciso ter alguém que aproximeessas pessoas de tais tecnologias, habilitando-as a utilizar esses recursos de modo que estes facilitem as atividades normalmente exercidas pelas pessoas dessas comunidades.
É nesse contexto que surgeo movimento de inclusão digital. Ao criar uma cooperativa, é necessário que os cooperados possam, depois que a universidade deixa de atuar, continuar a se organizar utilizando tudo o que foi ensinado.O desafio é que se possa ver no uso dessa nova tecnologia algo realmente útil, que possa melhorar e transformar suas vidas, não apenas profissionalmente, mas perceber que o computador os insere nomundo.
O analfabetismo funcional se mostra como um grande problema, o que acarreta um receio das pessoas digitalmente excluídas de se inserir no contexto tecnológico. É preciso fazer com que essa...
tracking img