A socialização: a socialização como incoporação dos habitus

546 palavras 3 páginas
Nome: Daniel do Carmo
Data: 05/05/2011
Disciplina: Modernidade e Mudança Social

A SOCIALIZAÇÃO: A SOCIALIZAÇÃO COMO INCOPORAÇÃO DOS HABITUS

O texto faz uma abordagem de socializações através de uma incorporação de princípios geradores e organizadores de práticas e de representações. Para fazer essa abordagem Claude Dubar estrutura seu texto em quatro partes. Na primeira parte ele define o que é habitus na visão de socialização. Na sequência, o autor trata dos campos sociais. A terceira parte do texto expõe um conjunto de disposições subjetivas que define a trajetória dos indivíduos, levando-os a ter suas identidades sociais. E por fim, na quarta e última parte, o autor faz uma análise probabilística da socialização.
Dubar, na primeira parte do texto, faz uma definição de habitus a partir da definição de outros autores. Assim, ele deixa entender habitus como sendo um sistema de disposições duradouras e transponíveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, ou seja, uma estrutura geradora de práticas, excluindo as práticas mais improváveis antes de qualquer análise.
Campos Sociais, pelo autor, são considerados mercados em que se trocam bens específicos, materiais ou simbólicos, e em que capitais de determinado tipo produzem lucros de mesmo tipo segundo regras particulares. Dubar problematiza o conceito de campos sociais afirmando que cada campo tende a ser estruturado conforme posições de poder que são sistematicamente ocupadas pelas mesmas classes e frações de classe. Assim, ele afirma que todo membro da parcela dominante da classe dominante pode dominar qualquer campo convertendo uma parte de seu capital econômico em capital, cultural ou simbólico, específico ao funcionamento de cada campo, pois existe um tipo de equivalência geral dos capitais, permitindo a conversão de um tipo de capital em qualquer outro.
A terceira parte do texto basicamente faz uma definição das identidades sociais. Uma definição de identidade

Relacionados