A SOCIALIZA O DA CRIAN A NA ESCOLA E A IMPORT NCIA DO CUIDAR E EDUCAR

951 palavras 4 páginas
A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR E EDUCAR.

Claudia Aline Costa da Cruz, Fabrício Cordeiro Machado, Jociene da Silva Teixeira, Joeldina Pimentel Alves da Silva, Raimunda Nonata Moura de Souza, Roseli Baltazar Borges, Suellen Cristine Gomes Souza e Suellen Nayranna Aguiar Oliveira.

Professora: Jercinita Rodrigues Damasceno
Universidade Paulista – UNIP
Disciplina: Orientação e práticas em projetos na infância

Data: 25/ 08/ 2015

RESUMO
O presente trabalho trás uma reflexão a cerca da socialização da criança na instituição de ensino, e posteriormente a importância do cuidar e do educar. Percebemos que a inserção da criança no contexto educacional ocorre muito cedo, uma vez que suas mães estão entrando no mercado de trabalho, por isso nem sempre a adaptação é agradável para o aluno, pois o ambiente e as pessoas com quem passam a conviver são diferentes de seus familiares. Nesse sentido, com tantas novidades a sua frente, é interessante a família participar do processo de adaptação da criança. Vale ressaltar que durante o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, o cuidar e o educar são indissociáveis, onde o planejamento das atividades pedagógicas são indispensáveis, sendo assim o profissional deve ser qualificado para desempenhar seu papel a fim de promover o assistencialismo e posteriormente o pedagógico a criança.
Palavras-chave: Criança, cuidar, educar, educação infantil.
1. INTRODUÇÃO
Observamos que este processo de inserção da criança no contexto educacional vem ocorrendo muito cedo, devido às mães estarem entrando no mercado de trabalho e com isso há certa resistência por parte dos educandos, visto que há uma resistência inicial, uma vez que os espaços e as pessoas são totalmente diferentes dos seus familiares. É interessante ressaltar a adaptação da criança quanto a sua rotina, por isso a família é de extrema importância durante o processo de socialização da criança.
No que se refere ao cuidar, não devemos remeter o

Relacionados