A socialização

Páginas: 9 (2187 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2010
Revisões Sociologia

A Socialização
Processo e Mecanismos de Socialização
Factos como o aparecimento do rapaz-lobo constituem uma prova de que a sociedade humaniza o Homem, desenvolvendo as capacidades potenciais de cada um através de um processo denominado socialização. Deste modo, a socialização é um processo geral, interactivo, contínuo e duradouro que engloba todos os aspectos da vidahumana. Em Sociologia, entende-se por socialização os processos através dos quais os homens adquirem um certo número de conhecimentos, de mecanismos e de respostas às diferentes circunstâncias da vida social, graças aos quais se adaptam às exigências da vida colectiva e se integram nas suas estruturas. Esta aprendizagem social tem como objectivo fazer do indivíduo um membro mais ou menos adaptado àsociedade em que se encontra. No entanto, o indivíduo não é passivo, ele próprio também participa na socialização.

A socialização efectua-se através de um certo número de mecanismos, dos quais podemos destacar a aprendizagem, a imitação e a identificação.
A Aprendizagem consiste em inculcar no indivíduo certas reacções, mais ou menos automáticas, em presença de situações sociais determinadas.Esta formação de comportamentos varia, obviamente, com as diferentes culturas. Podemos então considerar que a aprendizagem consiste na aquisição de reflexos, hábitos, atitudes, etc.
A Imitação é um mecanismo de socialização que se traduz pela reprodução de comportamentos e atitudes dos indivíduos ou dos grupos integrados na vida quotidiana. A criança imita as atitudes dos pais e aprende a ser elaimitando os outros.
A Identificação só foi posta em evidência pela psicanálise. A criança identifica-se com o seu pai ou com a sua mãe que constituem, para ela, modelos de conduta. Este mecanismo é inconsciente.
Estes três mecanismos de socialização coexistem. É assim que, por exemplo, num processo de identificação de uma criança com um dos progenitores, existe imitação que, por sua vez,constitui um dos processos essenciais de aprendizagem.

Agentes de Socialização
Os mecanismos de socialização são postos em acção por um certo número de agentes sociais privilegiados denominados agentes de socialização. É muito difícil separar a parte de actuação que cabe a cada um dos agentes. Eles são:
• A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as criançasadquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade. Mas na sociedade actual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novos factores culturais. No caso das famílias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socialização dos pais pois sãoas crianças que facilitam a integração dos seus pais.
• A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio ecompleta a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.
• Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituições que continuam a sua socialização. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade actual dispõe são os meios de comunicação.

A socialização integra todos os domínios da vida do indivíduo. Os hábitos alimentares, asnoções de bem e de mal, os comportamentos físicos, as relações com os seus semelhantes, são os resultados adquiridos e conseguidos deste processo.
O processo de socialização pode ser dividido em duas fases:
( A socialização primária, processo por meio do qual a criança se transforma num membro activo da sociedade. É na infância que o processo de socialização é mais evidente.
( A socialização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização
  • A socialização
  • Socialização
  • socialização
  • Socialização
  • Socialização
  • Socialização
  • socializaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!