A SITUAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL
No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no país. A partir daquela data, negro algum poderia ser escravizadopelo senhor branco.
20 de novembro, Dia da Consciência Negra. 120 anos da Abolição e 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O dia 20 de novembro é reconhecido como o dia mais importantedo calendário afro-brasileiro. Está inserido no calendário oficial nacional, e é considerado feriado em algumas cidades. A data simboliza a inclusão do líder quilombola Zumbi dos Palmares, no rol dosheróis brasileiros, ao lado de personalidades como Tiradentes. A histórica data da morte do Zumbi dos Palmares foi eleita pela militância negra pelo significativo exemplo da luta contra a exploraçãoescravagista e em contraposição ao superado 13 de maio.
O Brasil tem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta. A Nigéria, com uma população estimada de 85 milhões, é oúnico país do mundo com uma população negra maior que a brasileira, Os negros representam, atualmente, 49,5% da população brasileira.
Eles trouxeram para o Brasil seus hábitos, suas crenças, suas formasde expressão religiosa e artística, além de terem conhecimentos próprios sobre técnicas de plantio e de produção. Entretanto, a violência e a rigidez do regime de escravidão não permitiam que os negrostivessem acesso à educação, oprimido e explorado, o negro encontrava nas suas raízes africanas a força para resistir à dominação dos senhores nas suas fazendas. E muitos aspectos de sua culturapermaneceram vivos, como, por exemplo, a religião. O candomblé, ritual religioso com danças, oferendas e cultos para Orixás, atravessaram a história e aparece como uma prova de preservação das raízes dopovo africano no Brasil.
Negros ainda enfrentam uma barreira para ter acesso ao mercado de trabalho. E quando conseguem, os salários são bem menores, principalmente para as mulheres.
Noticia- folha... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). A situação do negro no brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Situa%C3%A7%C3%A3o-Do-Negro-No-Brasil/35054.html

MLA

"A situação do negro no brasil" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Situa%C3%A7%C3%A3o-Do-Negro-No-Brasil/35054.html>.

MLA 7

"A situação do negro no brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Situa%C3%A7%C3%A3o-Do-Negro-No-Brasil/35054.html>.

CHICAGO

"A situação do negro no brasil." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Situa%C3%A7%C3%A3o-Do-Negro-No-Brasil/35054.html.