A sindrome do merconio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A palavra mecônio é derivada do grego meconium-arion, que significa '"semelhante ao ópio" e foi assim denominado por Aristóteles, pois acreditava que esta substância induzia o sono do feto durante a gestação.
O mecônio é um liquido viscoso esverdeado composto por secreções gastrointestinais, debris celulares, bile, suco pancreático, muco, sangue, lanugo deglutido e vernix.
Apassagem de mecônio para o líquido amniótico intra-útero (Líquido Amniótico Meconial - LAM) poderá ser de pequena monta, causando um líquido amniótico tinto de mecônio ou em grande quantidade, constituindo um líquido amniótico espesso de mecônio ou "purê de ervilhas"'.
A partir da presença de mecônio tinto ou espesso no liquido amniótico, o recém nascido pode apresentar problemas respiratóriosrelacionados com a presença desta substância nas vias aéreas: a Síndrome de Aspiração de Mecônio.
A incidência de líquido meconial é diretamente proporcional a idade gestacional, sendo rara antes de 34 semanas de gestação. A incidência é maior em crianças pequenas para a idade gestacional (PIG) e em fetos pós-maturos.
O líquido amniótico tinto de mecônio (LAM) é considerado como um indicativo de“stress” (ou sofrimento fetal), principalmente em vigência de hipóxia ou acidose.
Assim, a eliminação de mecônio tem sido usada como um marcador de asfixia intra-útero. A hipótese é de que a asfixia intrauterina causa um aumento do peristaltismo intestinal e o relaxamento do esfíncter anal, resultando na passagem de mecônio.
A compressão da cabeça fetal ou do cordão umbilical (como na presença deoligodrâmios) pode levar a uma resposta vagal que induz à eliminação de mecônio.
A severidade da doença é diretamente relacionada com a quantidade e a consistência do mecônio. O resultado da obstrução das vias aéreas inferiores pode produzir sofrimento respiratório com traquipnéia, cianose, retrações costais e intercostais em neonatos gravemente afetados.
Obstrução parcial das vias aéreas podelevar ao pneumotórax e/'ou pneumomediastino. Os casos mais leves, que constituem a maioria, costumam melhorar em 48 horas.
Nos casos mais graves, quando se torna necessária a ventilação mecânica, a mortalidade aumenta significativamente.
A presença de mecônio no líquido amniótico (L.A) é um sinal potencialmente sério de comprometimento fetal e está presente em cerca de 8% a 15% das gestações, ecerca de 2% a 6% dos conceptos dessas gestações aspiram ao líquido impregnado de mecônio, sendo necessário ventilação mecânica para 40% de neonatos com síndrome de aspiração meconial(SAM).
Acredita-se que a causa da passagem de mecônio para o líquido amniótico (LA) seja devido à hipóxia que leva ao relaxamento do esfíncter anal, embora haja controvérsia entre autores.
Para outros, durante otrabalho de parto a compressão abdominal e o reflexo vagal, devido à compressão do polo cefálico, resultariam em eliminação de mecônio sem, obrigatoriamente, representar sofrimento fetal. Outros ainda defendem a tese de que a eliminação meconial consiste apenas em sinal de maturidade fetal
Os cuidados após o nascimento é uma função assistencial exercida, na maioria das vezes, pela equipe deenfermagem. Isso exige do profissional aprimoramento de seus conhecimentos, técnicas e a aplicação de vários princípios científicos, promovendo a segurança necessária e benefícios para o recém-nascido, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), no qual há uma complexa terapia medicamentosa, o uso de inúmeros equipamentos e gravidade e instabilidade clínica dos clientes.
Mesmo após aaspiração das vias aéreas pelo obstetra e pelo pediatra, alguns bebês que nascem com líquido amniótico meconial desenvolvem SAM.
Seu tratamento é inespecífico e consiste no suporte ventilatório necessário e manejo das complicações. Tendo em vista a obstrução mecânica do mecônio e seu efeito inibitório sobre o surfactante, a reposição e lavado bronco alveolar com surfactante têm mostrado...
tracking img