A SINDROME DE TOURETTE HISTORICO

1025 palavras 5 páginas
A SÍNDROME DE TOURETTE
Rozinete Vasques Dos Anjos Cavalcante
Eliane Carvalho do Nascimento

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa cientifica tem como objetivo analisar a Síndrome de Tourette, história, causas, diagnóstico e tratamento, bem como traçar um paralelo entre a opinião de alguns autores que escrevem a respeito da Síndrome.

1. HISTÓRIA DA SÍNDROME DE TOURETTE

Tourette é uma síndrome pouco conhecida, descrita pela primeira vez pelo médico francês Jean Itard, em 1825. Sessenta anos depois, Georges Gille de La Tourette, publicou um estudo de nove casos da doença e deu-lhe o nome de doença dos tiques convulsivos com coprolalia (Coprolalia é a tendência involuntária de proferir palavras obscenas ou fazer comentários geralmente considerados socialmente depreciativos e, portanto, inadequados. Coprolalia pode fazer referência a excremento, genitais ou atos sexuais – http://pt.wikipedia.org/wiki/Coprolalia). Por fim, Charcot, professor de Freud e do próprio Tourette, nomeou a síndrome após o nome deste último.

2. O que causa a Síndrome?

A causa da ST permanece desconhecida. Sabemos da influência de fatores genéticos, neurobiológicos entre outros. Há diversas linhas de pesquisa sobre o tema.

A causa da doença é desconhecida, mas sabe-se que há influência de fatores genéticos e neurobiológicos. Estudos com famílias de portadores indicam que há uma transmissão genética da predisposição à síndrome. Entre gêmeos idênticos (monozigóticos), quando um irmão é afetado, em mais de 50% dos casos o outro também possui a doença. Se não forem idênticos, esse percentual é de 10%. Quando todos os tipos de tique são incluídos, e não apenas a síndrome de Tourette, a taxa de concordância entre gêmeos monozigóticos aumenta para 77%.
Investigações sugerem que também há uma relação entre problemas na gravidez e a ocorrência da doença no filho. Algumas mostram uma incidência 1,5 vez maior de complicações durante a gestação de portadores de tiques do que na de indivíduos saudáveis.

Relacionados