A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA COMO FORMA DE FACILITAR UM MELHOR ACESSO À JUSTIÇA

660 palavras 3 páginas
A SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA COMO FORMA DE FACILITAR UM MELHOR ACESSO À JUSTIÇA

LIMA, Raimundo Ferreira de. Paraíba, acesso em 19/03/2014.

O enfoque da obra é a defesa da simplificação da linguagem jurídica, para que essa consiga se aproximar do cidadão leigo, fazendo com que essa parcela da população se faça mais atuante nos processos jurídicosdecorrentes em suas vidas. Facilitando de certa forma, o intenso fluxo jurídico presente no Brasil. Raimundo Ferreira de Lima é graduando em Direito da Universidade Estadual da Paraíba, seu artigo científico “A simplificação da linguagem como forma de possibilitar um maior acesso à justiça pelos cidadãos de baixa instrução” foi publicado na Revista Jurídica Orbis no ano de 2010.
Os principais meios de difundir conhecimento sempre forama fala e a escrita, desde os primórdios da história humana, elas vem sendo peça chave na propagação do saber, e no auxílio à comunicação. E o direito não se distancia dessa regra, ele tem como base de propagação de suas normas, os mestres e os livros, ferramentas legítimas da fala e escrita.
Algo que foi pensado para transmitir por gerações o ensinamento do direito tem sido instrumento de distanciação do mesmo em relação ao cidadão comum. Culpa da tecnicidade imposta ao dialeto jurídico, fazendo com que esse seja de difícil compreensão para aquele que não o estuda a fundo.
Poucas linguagens na sociedade contemporânea são tão úteis quanto à jurídica, mas essa tem de buscar a simplificação de seus termos. De tanto distanciamento à compreensão comum, foi dada alinguagem jurídica o nome de “juridiquês”, provando assim, o quanto os que detêm menos compreensão de tal linguagem, sentem-se distanciados das normas jurídicas por culpa de seus termos pomposamente técnicos, termos esses que muitas vezes são obsoletos para os próprios juristas, ou seja, mesmo não sendo utilizados, continuam sendo ferramenta no afastamento do conhecimento dos comuns da linguagem jurídica.
O

Relacionados

  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas