Centro Universitário Plínio Leite
Curso: Farmácia 7°Período
Professora: Arith Ramos
Disciplina: Química Farmacêutica

A SIMPLIFICAÇÃO MOLECULAR NO PLANEJAMENTO RACIONAL DE FÁRMACOS

Trabalhode Química farmacêutica visando todos os pontos essenciais de uma pesquisa estratégica para a descoberta de novos fármacos, com base em diferentes fontes bibliográficas.

André Luiz Martins DosSantos Cruz e Leonardo Moura
Niterói, 12 de outubro de 2011.

Centro Universitário Plínio Leite
Curso: Farmácia 7°Período
Professora: Arith Ramos
Disciplina: Química Farmacêutica

A SIMPLIFICAÇÃOMOLECULAR NO PLANEJAMENTO RACIONAL DE FÁRMACOS

Trabalho de Química farmacêutica visando demonstrar a simplificação molecular como uma estratégica para a descoberta de novos fármacos, com base emdiferentes fontes bibliográficas.

André Luiz Martins Dos Santos Cruz e Leonardo Moura
Niterói, 12 de outubro de 2011.
1. Introdução

As estratégias modernas de planejamento racional ou desenhomolecular de novos compostos-protótipo, candidatos a novos fármacos, se basearam, originalmente, na abordagem fisiológica (Figura 1). Nesta abordagem, o planejamento estrutural de nova micromolécula oucandidato a fármaco, está fundamentado na prévia definição do mecanismo de intervenção terapêutica pretendida que depende, por sua vez, do alvo-terapêutico eleito. De fato, a eleição doalvo-terapêutico representa nesta abordagem a etapa crucial do processo de descoberta racional de novos fármacos. Estudos básicos são necessários para desvendar o mecanismo bioquímico completo da doença a sertratada e a consequente escolha do melhor “alvo” para a intervenção terapêutica pretendida. Por sua vez, este “alvo” inspirará a estratégia da Química Medicinal mais adequada ao desenho estrutural dosnovos padrões moleculares necessários ao eficiente reconhecimento molecular pelo alvo-terapêutico eleito.
Diversas estratégias da Química Medicinal podem ser empregadas no desenho molecular de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). A simplificação molecular como estratégia racional no desenvolvimento de fármacos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Simplifica%C3%A7%C3%A3o-Molecular-Como-Estrat%C3%A9gia-Racional/86324.html

MLA

"A simplificação molecular como estratégia racional no desenvolvimento de fármacos" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Simplifica%C3%A7%C3%A3o-Molecular-Como-Estrat%C3%A9gia-Racional/86324.html>.

MLA 7

"A simplificação molecular como estratégia racional no desenvolvimento de fármacos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Simplifica%C3%A7%C3%A3o-Molecular-Como-Estrat%C3%A9gia-Racional/86324.html>.

CHICAGO

"A simplificação molecular como estratégia racional no desenvolvimento de fármacos." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Simplifica%C3%A7%C3%A3o-Molecular-Como-Estrat%C3%A9gia-Racional/86324.html.