A sida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

1- Introdução…………………………………………………………………………………………………..2
2- Desenvolvimento…………………………………………………………………………………………3
2.1- Fases do Desenvolvimento do HIV……………………………….…………………………….3
2.2-Evolução do HIV……….…………………………………………………………………………………3
2.3- Diagnóstico………………………………………………………………………………………………..4
2.4- Formas de Contrair a doença……………………………………………………………………..5
2.5 – Formas deprevenção……………………………………………………………………………….5
3- Conclusão……………………………………………………………………………………………………..6
5-Referencia Biográfica…………………………………………………………………………………….7


















1. INTRODUÇÃO

Breve Resumo:
Neste trabalho vou falar sobre os efeitos da Sida, Fases da SIDA, Sintomas, e Evolução da Sida , a sida é provocada pelo vírus da imunodeficiência humana, que penetra no organismo por contacto com umapessoa infectada que, começa a reproduzir-se dentro dos linfocitos T4 acabando por mata-las. As células CD4 são, precisamente os elementos do sistema imunológico que dão indicações ás restantes células para a necessidade de proteger o organismo contra agentes invasores… o VIH apenas afecta os humanos, só nela sobrevive e se reproduz e pode ser transmitido de 3 formas: por contacto sanguíneo, atravésdo sémen e dos fluidos vaginais nas relações sexuais, de mãe para filho, o que pode ocorrer durante a gestação e o amamentamento. Assim como diz o Sr. professor, o vírus é muito poderoso que ao entrar no organismo pode deixar a pessoa debilitada e sensível a outra doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbio que afectam as pessoas cujo sistema funcionaconvenientemente, também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).


Finaliza-se o trabalho, ressaltando a ideia de que a sida é uma doença perigosíssima, e infelizmente mortal… é a doença mais grave da actualidade. E felizmente hoje em dia os alunos de colégios já estão preparados para desenvolver esse assunto, porque já aprendem muito pelos educadores e encarregados de educação também falarem doassunto.








2. DESENVOLVIMENTO

2.1- As Fases

A infecção com o VIH caracteriza-se por 4 fases diferentes. Ocorre PRIMEIRO o período de infecção aguda, até 4 semanas após o contágio e no qual o sero positivo é afectado por diversos sintomas pouco característicos semelhantes aos de uma gripe, e cuja causa normalmente passa despercebida a doentes e médicos. Segue-se um período que pode durar 10 a 15dias ( em alguns casos mais em outros menos), no qual embora o vírus se continue a multiplicar , o seropositivo não apresenta quaisquer sintomas. Nesta fase, apesar de o vírus continuar a matar as células CD4 o organismo consegue repor quase a mesma quantidade de células quando são destruídas diariamente . a TERCEIRA fase , em que o organismo já não consegue repor completamente a quantidade decélulas destruídas pelo vírus ,caracteriza-se por uma imumodepressão moderada , com sintomas e sinais associados. Emagrecimento, suores nocturnos, diarreia prolongada e febre, são alguns dos exemplos nesta fase de evolução da infecção. A quarta fase, em que o seropositivo passa a ter SIDA, ocorre quando a contagem de células CD4 se torna muito baixa ou quando a pessoa é afectada por outra doençaindicadora de um estado imunodeficiência grave.

2.2- A Evolução do HIV

O vírus do VIH é um lentivírus da família dos retrovírus . É constituído por moléculas de ácidos ribonucleico (ARN) , com uma única cadeia e possui envelopes formado por proteínas . os retrovirus infectam predominantemente animais vertebrados . São conhecidos outros retrovirus que provocam síndromes de imunodeficiência adquiridanoutras espécies de vertebrados nomeadamente, o vírus da imunodeficiência dos felinos e o vírus da imunodeficiência dos símios. Segundo as investigações feitas nesta área, o VIH pode ter evoluído a partir do vírus de imunodeficiência dos símios encontrado nos chimpanzés da África ocidental, e ter passado de vertebrados aos humanos dessa região e dai para o estado do mundo. Esta é a teoria...
tracking img