A sexualidade ontem e hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo e Comentário da Obra:

Catonné, Jean-Philippe. A sexualidade ontem e hoje. Tradução Michèle Iris Koralek – 2. ed – Cortez, 2001.

I. Enfoque folosófico e histórico da questão sexual

O ser humano é um ser sexuado. A questão filosófica faz da sexualidade algo de menor importância, Platão valoriza o amor como ser que permite atingir odivino ascendendo ao mundo das idéias. Acredita-se que o amor permite criar na beleza, não segundo o corpo, mas segundo a alma. O amor também possibilita ter acesso à verdade, fazendo com que o ser apaixone-se por ela e renuncie aos prazeres sexuais.
Por outro lado a antropologia vê a sexualidade como um problema fundamental. O sujeito com o confronto: Mundo natural ao qual está inserido vesus Seucorpo e o caráter sexual, reflete na elaboração de símbolos e mitos. Desde a sua origem a cosmo-teologia também aborda questões sexuais.
Tratando-se de sexualidade conceitos como amor, erotismo e procriação ao mesmo tempo que podem acontecer de maneiras simultâneas podem também simbolizar atividades isoladas. Pode haver amor sem sexualidade assim como ambos podem coexistirem.

Comentário:Como o próprio texto fala, a maneira de abordar a sexualidade é relativa ao tempo. Recorrendo a períodos e pensadores o capítulo exemplifica que além do tempo, a religião, a região e costumes influenciam nesta abordagem. Fato é que na antiguidade a contenção sexual ocupava lugar considerável e hoje as maneiras de amar não são outras, assim como as relações entre o masculino e o feminino setransformaram.

II. Era uma vez um país onde os deuses faziam amor

Na Babilônia o prazer sensual estava onipresente e o amor elevado à categoria de arte. O Antigo testamento despreza-a classificando como cidade maldita e prostituída. O que motiva essa posição do cristianismo é que a religião babilônica desenvolveu uma espécie de prostituição sagrada e assim organizou a sexualidade antes docasamento. Civilização basicamente patriarcal, com intensa liberdade sexual principalmente aos homens, já as mulheres casadas podem entrar em associações de prostituição, enquanto outras podem sair para se casar. Relações homossexuais também eram aceitas, proibições eram mínimas. A Babilônia não conhecia o pecado da carne.
Na Grécia antiga encontramos também uma prostituição sagrada, antes detudo uma pederastia entre um homem adulto e um adolescente , funcionava como um rito de iniciação para ensinar o jovem a ser cidadão, conseqüentemente sexualmente ativo, por meio de uma situação passiva. É uma forma de distribuição dos prazeres, onde o rapaz é levado a dar e a não obter. Com o surgimento de pêlos no queixo e nas pernas essa relação é cessada. E evolui para a amizade. Permitindo aorapaz status de cidadão e o ele aprende como assumir suas responsabilidades. Havia indignidade em continuar assumindo o papel passivo, caso isso ocorresse perderia seus direitos políticos. A iniciação das moças a uma vida sentimental e erótica ocorria de maneira semelhante.
Não há homossexualidade Grega no sentido moderno, a relação pederasta era valorizada e a função definida, homofilia paraformação social e cultural e heterossexualidade para formação do individuo físico.
Na Roma antiga a homofilia ocorre por motivos diferentes, o romano nutre gosto pela virilidade e ódio à passividade, o parceiro passivo portanto deve ser um escravo. Obtém-se prazer quando é livre e dá-se quando serve. Os casamentos podiam ser desfeitos, Montaigne acredita que o que mantinha os casamentos erajustamente a liberdade de rompê-los. A moral recomenda ao cidadão que se case e o dote era uma das principais razões para se casar.

Comentário: O presente capítulo mostra os modelos da ética sexual na antiguidade, na qual a heterossexualidade era com função de reprodução, sem romper a bissexualidade. É interessante tomar conhecimento de culturas sexuais diferentes das que estamos habituados na...
tracking img