A sexualidade da mulher na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| Trabalho de Conclusão do Curso | Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem |
| | |
| | Área: Saúde da Mulher |

A SEXUALIDADE DA MULHER NA TERCEIRA IDADE

Daiza Felipe Soares1, Maria Madalena Borges2

1Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira,2Enfermeira Especialista Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira

Resumo – Asexualidade está presente no ser humano desde o nascimento até o final da vida e incluiu seus aspectos biológico, psicológicos, sociais e culturais, sendo assim não está ligado diretamente ao aspecto reprodutivo e ao ato sexual propriamente dito. Este estudo teve como objetivo identificar os principais fatores que dificultam e facilitam a sexualidade da mulher na terceira idade e o papel daenfermagem na sua assistência. Tratou-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados LILACS, SCIELO e REBEn por serem as mais utilizadas pelos enfermeiros e por serem amplamente conhecidas. Constatou-se que os fatores que dificultam a sexualidade durante o processo natural do envelhecimento pode ocorrer em diversos níveis como o biológico, psicológico e sócio-cultural, patológico eeconômico. Os fatores que facilitam a sexualidade abrangem a qualidade de vida em seus aspectos físico, social e psíquico, e a comunicação para uma boa sexualidade. A enfermagem tem um papel importante na sua atenção devendo ter uma abordagem mais holística ao considerar a resposta sexual humana. É importante também considerar os aspectos biológicos, sociais, culturais, psicológicos que envolvem asexualidade. Os fatores biológicos do envelhecimento não são os maiores responsáveis pela extinção do comportamento sexual das mulheres da terceira idade sendo os fatores psicossociais os maiores influenciadores do comportamento sexual. Palavras chaves: sexualidade, mulher e terceira idade. |

* I – Introdução

O aumento da proporção do número de idosos está ligado diretamente às mudançaspositivas da qualidade de vida, como melhores condições de higiene, moradia e alimentação, controle das enfermidades, e os aspectos como a sexualidade na velhice que são considerados essenciais para um envelhecer mais saudável (VIANA; MADRUGA, 2008).
A sexualidade faz parte do ser humano, incluindo seus aspectos biológicos,

Autor correspondente: daizasoares@gmail.com

psicossocial,sociocultural e emocional. É parte integrante da pessoa, não implicando, necessariamente, em seu aspecto reprodutivo (SMELTZER, 2005). Neste sentido Gradim (2007), destaca que a sexualidade não é sinônimo de coito, mas sim uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada não se limitando à presença do orgasmo. Há diversas formas e maneiras que as pessoas buscam para obter ou expressar prazer. Aidéia de prazer irá variar de pessoa para pessoa, levando em conta a realidade de cada indivíduo.
O envelhecimento traz modificações importantes no que se refere aos aspectos físicos e emocionais das pessoas, porém os sentimentos e as sensações não sofrem deterioração, podendo a sexualidade permanecer ativa até o final da vida (DE LORENZI; BARACAT; SACILOTO, 2006).
Para Catusso (2005), a maiorpreocupação com o processo de envelhecer ocorre desde que nascemos, mas a maior preocupação com a idade é quando as funções vitais vão sendo perdidas. A perda da capacidade reprodutiva nas mulheres é acompanhada por uma série de sintomas físicos e emocionais sendo denominado climatério.
Do ponto de vista fisiológico o climatério é uma fase da vida da mulher que representa a transição da fasereprodutiva para a não reprodutiva, sendo a menopausa caracterizada pelo fim da menstruação, considerada sinônimo de envelhecimento, e na grande maioria temida pelas mulheres (CAVALHEIRO, 2008).
Nesta fase é comum encontrar mulheres deprimidas ou com baixa auto-estima, pois elas tendem a se sentir inseguras quanto à beleza e medo de não se sentirem desejadas pelo parceiro, uma vez que nossa cultura...
tracking img