a seringueira e sua produaçao

626 palavras 3 páginas
A SERINGUEIRA E SUA PRODUÇÃO

O conhecimento das diferentes fases do ciclo básico de vida do vegetal constitui uma ferramenta eficaz de manejo, o que possibilita identificar o momento fisiológico ao qual se encontram associadas as necessidades do vegetal que, uma vez atendidas, possibilitarão seu desenvolvimento normal, e conseqüentemente, bons rendimentos à cultura e melhor qualidade ao produto comercial. Para a maioria das culturas, visam, principalmente, a floração e a frutificação, pois os frutos constituem o produto principal na colheita.
A seringueira [João Sampaio ( A cultura da seringueira para o estado de São Paulo manual técnico 72)] Atualmente, a cultura da seringueira é uma atividade das mais rentáveis, devido ao mais alto preço no mercado interno, em comparação ao produto importado e ao consumo cada vez mais crescente, em detrimento da produção, que não acompanha a ritmo de crescimento da demanda.
Desde 1916, com a introdução das primeiras sementes de seringueira no Estado de São Paulo e o plantio comercial da cultura a partir de 1950 até os dias atuais, a heveicultura vem solidificando suas bases no território paulista.
As regiões continentais estão mais sujeitas a geadas que as áreas de influencia oceânica(litoral e Vale do Ribeira).
Com medidas de prevenção devem-se evitar regiões com alta incidência de geadas, a exemplo do Sul e Sudeste do Estado, ou aquelas de altitude de 1.000 metros, onde prevalece maior resfriamento noturno. Basear-se em trabalhos de zoneamento agroclimático [elaborado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC)].
O presente estudo econômico tem a finalidade precípua de fornecer ao produtor rural uma visão dos custos envolvidos na instalação de um seringal no Estado de São Paulo, fornecendo uma importante ferramenta para a tomada de decisão. Dessa forma, pretende-se levantar o custo de formação de um seringal, durante o período de imaturidade, considerando as operações necessárias a cada ano, o custo direto de operação

Relacionados