A separacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SEPARAÇÃO
O filme possui fins políticos. No seu enredo, pode-se perceber elementos que mostram uma sociedade problemática e complexa, parecida com a brasileira. Mostra ainda a transformação queocorre na sociedade iraniana, decorrente do contato com o ocidente.
A trama envolve uma família de classe média, com instrução e que está em processo de separação por divergência de pontos de vistasentre o casal. Simim e Nader. Ela deseja sair do país, possivelmente por não querer que sua filha cresça no Irã. Nader está preso ao pai que sofre do mal de Alzheimer em estágio avançado. Os doisdisputam a guarda da filha, menor de idade. Ainda existe o impasse de saber com qual dos dois a filha adolescente vai ficar.
A par desse problemas, podemos ver situações que vão de encontro ao sistemasocial iraniano, como na cena em que o pai incentiva a filha a pedir ao trabalhador do posto o troco justo, pois não caberia a uma mulher questionar pelo dinheiro. Nader também não vai a justiça, mesmoquando a mulher, nao obtendo o divórcio, abandona o lar.
Como Nader não tem tempo para cuidar do pai, ele acaba contratando Razieh, que está grávida e trabalha escondida do marido, para fazer oserviço. O filme retrata de maneira bastante realista as dificuldades da doença. Chama atenção o momento em que Razieh liga para alguém para saber se é pecado trocar a roupa de um senhor de 80 anos,mostrando a forte influencia da religião no dia a dia das pessoas.
Razieh precisa então deixar a casa para ir ao consultório médico, ela amarra o pai de Nader na cama para evitar sua fuga. Nader encontra opai sozinho, caído no chão e amarrado, ficando indignado. Razieh retorna e os dois discutem, quando ele acaba colocando ela pra fora de forma agressiva. Razieh sofre um aborto e entÃo começa outroconflito, talvez o conflito central do filme.
Dessa forma, o pai afirma sua inocência quanto ter empurrado Razieh, e sobre ter consciência da gravidez da denunciante, mentindo em juízo para manter sua...
tracking img