A SELEÇÃO LEXICAL NO DISCURSO CHARGÍSTICO PARA A CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDO

3466 palavras 14 páginas
A SELEÇÃO LEXICAL NO DISCURSO CHARGÍSTICO PARA A CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDO

Maria Danieli Chagas Lima
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

INTRODUÇÃO

Ultimamente as pesquisas dentro do campo da linguagem têm intensificado o interesse de estudiosos de áreas diferentes. As escolhas de palavras nos discursos são constituídas ao longo do tempo, em uma sociedade, ou seja, são determinadas no campo social e histórico, como entre tantos outros campos. As escolhas são valores constituídos ideologicamente e, através do discurso, dentro daquilo que é concretamente dito, aparentes e difundidas.
Desse modo, os discursos chargísticos estão permeados de intermináveis possibilidades de interpretação e significação. Eles adquirem importante papel na construção e legitimação de significados, já que veiculam visões de mundo formadoras de opinião pública. Estando intimamente incluída à prática jornalística, a charge é um gênero de discurso que não está isento de influências sócio-históricas, lexicais e gramaticais.
Nesse sentido, este estudo visa discorrer sobre a escolha vocabular e os efeitos de sentido presentes nesse gênero que tanto se expande na atualidade, transpondo, através do visual e do verbal, pensamentos incutidos no discurso não dito, para sua real compreensão. Como vemos em Bakhtin (2003), “em cada palavra há vozes, vozes que podem ser infinitamente longínquas, anônimas, quase despersonalizadas [...] inapreensíveis, e vozes próximas que soam simultaneamente”.
Ao que refere aos marcos metodológicos, inicialmente praticamos uma pesquisa bibliográfica com a intenção de construir a base teórica para dar sustento a análise explorada, fundamentando-nos, especialmente, nos estudos do letramento e da estilística.
Desta forma, todo o processo de preparação das charges tem por base ou fonte de entusiasmo a seleção de palavras, textos e discursos, principalmente notícias difundidas por jornais impressos e outros meios de comunicação.

Relacionados

  • sociologia
    705 palavras | 3 páginas
  • tarefas feitas
    39626 palavras | 159 páginas