A segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 1953 assim que assumiu o poder Hitler começou a militarizar a Alemanha,afrontando abertamente as imposições da França e da Inglaterra contidas no Tratado de Versalhes. A Itália de Mussolinitambém nutria fortes ressentimentos em relação a Inglaterra e à França,pois participaram da Primeira Guerra ao lado desses países e não obtiveram compensações territoriais que lhe foram prometidas. O Japãopor sua vez, industrializava-se rapidamente e ambicionava ampliar os seus mercados e áreas de influência.
Desafiando a ordem internacional vigente na década de 1930, o Japão, a Itália e a Alemanhaadotaram uma política declaradamente imperialista.
O IMPERIALISMO JAPONES.
No início do século XX, o Japão era uma potencia industrial, a única de toda a Ásia. E tinha deixado de ser vítima doimperialismo para tornar-se ele próprio um país imperialista. Em 1931, o Japão invadiu a Manchúria, províncias chinesas ricas em minérios e solos férteis. A liga das nações que eram controladas pelaInglaterra e pela França, nada fez para socorrer a China. E, de novo, a Liga das Nações mostrou-se impotente.
O NASISMO MOSTRA AS SUAS GARRAS.
Afirmando que os Alemães precisavam de espaço vital, osnazistas ocuparam a Renânia, região situada entre a França e a Alemanha que, segundo o Tratado de Versalhes, devia permanecer desmilitarizada. A França e a Inglaterra nada fizeram. Encorajado Hitleraliou-se a Mussolini em 1936,e, juntos eles entraram na Guerra Civil Espanhola ao lado dos facistas.
A seguir, Hitler e Mussolini solidificaram sua aliança,formando o eixo Roma Berlim, bloco político emilitar que, com a entrada do Japão, construíram o eixo Roma-Berlim-Tóquio.
Em Março de 1938,a Alemanha hitlerista anexou a Áustria ( esta anexação foi aprovada por 90% dos eleitores austríacos, oque mostra a grande popularidade do nazismo na Áustria) e passou a exigir os Sudetos,região da Tchecoslováquia habitada por 3 milhões de alemães.
Precionado o governo tcheco pediu auxílio à França,...
tracking img