A segunda guerra mundia-resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira guerra mundial
No começo do século XX, havia enorme tensão e rivalidade entre as grandes potências européias, como França, Inglaterra e Alemanha. Isso resultava em uma disputa por mercados eterritórios em vários lugares do mundo.
Antes de 1914 teve origem a chamada paz armada: como o clima era tenso, as potências deram início a uma corrida armamentista prevendo uma guerra.
Além dacorrida armamentista, alguns países também deram início a formação de alianças militares.
* Tríplice Aliança – formada em 1882, era composta inicialmente pela Áustria, Alemanha e Itália.
* TrípliceEntente – formada em 1907, como uma forma de resposta a Tríplice Aliança, era composta inicialmente pela Rússia, Inglaterra e França.
Em 1915 a Itália passou para a Tríplice Entente devido a uma rivalidadeparticular em torno das Províncias Irredentas, em que a maioria da população era italiana, mas pertencia a Áustria.
Com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, e de sua esposa, na cidade deSarajevo (Bósnia), em 1914 é considerado a causa imediata do início da Primeira Guerra Mundial.
Já entre 1915 – 1917, a intensa movimentação de tropas deu lugar a uma guerra de trincheiras, onde cadalado visava garantir suas posições, evitando aproximações do rival.
Durante 1917 – 1918 houve a entrada de outros países no conflito. A marinha alemã afundou navios de nações que eram vistas comoneutras, alegando que transportavam alimentos para os rivais. Esse foi o caso dos Estados Unidos,. Houve dois destaques nessa fase: a entrada dos Estados Unidos na guerra e a saída dos exércitos daRússia.
O fim da Primeira Guerra Mundial
O apoio fornecido pelos Estados Unidos aos seus aliados foi extremamente importante para a vitória da Entente e de seus aliados. Os recursos da Tríplice Aliança erammuito inferiores aos da Entente. No começo de 1918, as tropas da Alemanha ficaram isoladas e sem condição de sustentar o combate. No dia 11 de Novembro do mesmo ano, o governo alemão assinou um...
tracking img