A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS E A EXCELENCIA EM GESTÃO

4758 palavras 20 páginas
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS E A EXCELENCIA EM GESTÃO.

Resumo
Este artigo objetiva descrever como caminha a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis em relação a Excelência em Gestão. Para tanto, além de ser apresentada a base teórica sobre Gestão Pública na qual propõem um o Estado empreendedor, capaz de realizar e identificar que deve ser feito e Modelos de Excelência em Gestão de conceitos fundamentais e estruturados em critérios e requisitos inerentes a excelências, o trabalho será contemplado com a descrição do Programa para Excelência da Secretaria, este que objetiva a qualidade na prestação do serviço público em saúde. O artigo é resultado de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. Como resultado verificou-se que, nos últimos anos, Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis deu um passo enorme em direção à Excelência em Gestão, e segue firme neste caminho. Basta neste momento amadurecer os processos, e deixar a melhoria invadir cada vez mais o seu Programa Planejando para a Excelência.

Palavras-Chave: Gestão Pública. Excelência em Gestão. Programa Planejando para Excelência.

1 INTRODUÇÃO

O papel do Estado vem ao longo do tempo ficando cada vez mais importante em garantir o bem estar de sua população, pois o seu entendimento deve ser o centro das questões de governo e isso, muitas vezes, provoca eloqüentes debates sobre como atender as necessidades da sociedade com os recursos existentes e que são ditos insuficientes.
O modelo de excelência de Gestão proporciona um direcionamento das ações desenvolvidas pelo Estado, alem de ser um moderador sobre os processos desenvolvidos. Segundo, Lima (2006 p. 8) se baseia na excelência de valores e de resultados. O ganho social é de extrema importância e alcança o topo em uma pirâmide de prioridade, pois “cria valor público para o cidadão”.
O objetivo deste trabalho trata de analisar a

Relacionados

  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas