A sabedoria não convencional da empresa familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sabedoria não convencional da empresa familiar

Uma sabedoria não convencional. É isso que funciona para os gestores de empresas familiares, segundo um dos maiores especialistas mundiais do assunto, o professor John Ward. Apesar de inúmeras limitações, as empresas familiares tem uma longevidade maior que as não-familiares, elas possuem forças peculiares, mas nem sempre tem consciência dessaforça. Ward sita características definidoras desse tipo de organização: orientação para o pensamento de longo prazo, crescimento como resultado e não como meta, ênfase na continuidade e nas reputações pessoais.
- A Family Business Network relata que 95% das empresas familiares não sobrevivem a terceira geração, para Ward não é bem assim, ele diz que quatro quintos das empresas familiares nãosobrevivam até chegar ao meio século, por enfrentarem desafios muito especiais que tornaram a continuidade e a sobrevivência difíceis, assim mesmo tais empresas sobrevivem mais tempo que as empresas não-familiares.
Problemas: 1º grande problema é a freqüente incapacidade dos fundadores de planejar a continuidade e, enquanto ainda vivos e ativos, ceder o controle de forma cordata e eficaz para apróxima geração; 2º é que a próxima geração não apresentara empreendedores tão motivados ou brilhantes quanto aos fundadores. Embora isso nem sempre aconteça, filhos e filhas de empreendedores muitas vezes se tornam excelentes lideres; 3º conflito familiar, rivalidade. Porem as empresas familiares tendem a evitar o conflito. As diferenças podem gerar diversidade de potencial, de perspectiva e decriatividade aos negócios;4º crescimento familiar até a terceira geração. O fato de serem os netos do fundador não significa que tenha paixão pelo negocio, nem que queiram essa herança.
- As empresas familiares também encaram os mesmos desafios enfrentados por qualquer outra empresa. Isso pode ser agravado pelo foco em um único negocio, que reduz a capacidade de redefinir estratégia empresarial paraatender a mudança nas condições de mercado. Casos em que novas gerações foram encorajadas a estudar administração de empresas, isso ocorre cada vez mais; a própria natureza da administração familiar as leva pensar mais de forma interna do que externa. Essa visão interna faz parte do desafio organizacional enfrentado pelas empresas familiares.
- Ward fala que empresas familiares costumam ter,desempenho financeiro melhor e mais continuidade a longo prazo, destaca 4 pontos fortes: 1º as empresas familiares tendem seguir estratégias diferentes daquelas normalmente adotadas ou recomendadas, escolhem-nas intuitivamente e as implementam bem e com muito sucesso; 2º contribuição positiva da cultura empresarial familiar; Duas outras áreas: o foco sobre a continuidade, levando uma dose intensa deprudência e a evitar erros de certos tipos, considerando o risco com muito cuidado, endividando-se menos; a reputação pessoal tem grande peso na continuidade do negocio.
- forma que diferem os desafios do dia-a-dia enfrentados por empresas familiares: 1º empresa se insere na vida pessoal dos membros pois são responsáveis por ela; 2º existe a consciência de que laços de sangue são mais fortes e quehá áreas intocáveis devido a natureza da propriedade; 3º é comum que não possuam bons conselhos de administração, que incluam em sua composição pessoas de fora, capazes de reforçar pontos fortes e questionar os fracos. A outra face é que os membros tem intenso envolvimento com a empresa, se beneficiam de uma maior dose de lealdade.
- “não é convencional”, “vai contra a intuição”: sabedoriaconvencional isso é o modelo de gestão profissional, determina que crescimento é essencial. A maioria das empresas familiares que duram por muito tempo não crescem, mantém o mesmo tamanho por um longo período, elas estabelecem nichos seguros em seus mercados. Também limitam o numero de proprietários ou a família se mantém pequena (o que Ward não recomenda). Perseguir o crescimento de maneira diversa...
tracking img