A RUPTURA DO CONSERVADORISMO E A RENOVA AO SERVI O SOCIAL ANDAMENTO 1

4897 palavras 20 páginas
A RUPTURA DO CONSERVADORISMO E A RENOVAÇAO SERVIÇO SOCIAL: UMA REALIDADE MOVIMENTO.

PALAVRAS CHAVES: RUPTURA, RENOVAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL.
Sua fundamentação teórica e prática o método dialético de Karl Marx Para entender todo esse processo de renovação crítica do Serviço Social se faz necessário pontuarmos a denuncia do conservadorismo profissional, iniciada ainda na década de 1960 e desenvolvida nas décadas de 1970 a 1980, sob a influencia do Movimento de Reconceituação do Serviço Social Latino Americano, contextualizando a conjuntura histórica da época no mundo e principalmente na América latina.
INTRODUÇÃO

Na relação da Igreja Católica foi que o serviço social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetos políticos/sócias orientados por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da igreja em face a “questões social”. Entre os postulados filosóficos tomista que marcaram o emergente serviço social temos noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e politico; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar bem comum(como bem de todos).
No que se refere à Doutrina social da igreja merece destaque nesse contexto as encíclicas “Rerum Novarum” Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da igreja no contexto de busca de restauração do seu papel social moderna e a “Quadragésimo Anno” de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da “Rerum Novarum” vai tratar da questão social, apelando para renovação moral da sociedade e a adesão à ação social da igreja. É necessário assinar que essa matriz encontra-se na gênese da profissão em toda América Latina.
O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar

Relacionados