A rotatividade dos colaboradores em um departamento de uma instituição financeira do governo federal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ROTATIVIDADE DOS COLABORADORES EM UM DEPARTAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO GOVERNO FEDERAL
LIANDRA NEVES ROBERTO ¹
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar os fatores determinantes da rotatividade de uma instituição financeira do Governo Federal. Nota-se que as empresas se preocupam em elaborar novas estratégias em prol da conquista de mercado e da liderança frente àconcorrência, no entanto se descuidam da gestão estratégica que é a base que leva a organização a alcançar bons resultados: o ambiente interno. Diante a essa realidade, foi observado um departamento de uma empresa pública financeira, que apresenta uma constante rotatividade de pessoas. Foram adotados como problema de pesquisa os fatores que influenciam essa rotatividade e empregada como metodologia apesquisa básica, o método dedutivo, além da pesquisa qualitativa e exploratória. Dessa forma, foi possível chegar à conclusão que entre inúmeros fatores analisados, se destaca a necessidade financeira que leva os colaboradores saírem em busca de um melhor salário.
Palavras-chave: Rotatividade. instituição financeira. gestão estratégica.

1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem porfinalidade analisar os fatores da rotatividade dos colaboradores em um departamento de uma instituição financeira do Governo Federal.
As empresas possuem uma grande preocupação em elaborar novas estratégias em prol da conquista de mercado e da liderança frente à concorrência. No entanto, pecam ao se descuidar da base que leva a organização a alcançar bons resultados: o ambiente interno.

[1]Essa realidade é um notável ponto negativo para a instituição, uma vez que a empresa perde ao gerar custos na folha de pagamentos, atrasar projetos e atividades, atrasos nos desenvolvimentos, atividades sem eficácia e eficiência entre outras consequências.
Diante ao contexto apresentado, tem-se como problema de pesquisa: quais os prováveis fatores que aumentaram a rotatividade doscolaboradores desta instituição?
Para isso foi estabelecida a metodologia básica, pois tem objetivo de gerar conhecimentos novos que vão colaborar com o avanço da ciência sem aplicação prática imediata. (MENEZES; SILVA, 2005).


Para essa pesquisa foi adotado o método hipotético dedutivo, conforme Gil (1999), citado por Menezes e Silva (2005, p.27):quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema. Para tentar explicar a dificuldades expressas no problema, são formuladas conjecturas ou hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se conseqüências que deverão ser testadas ou falseadas. Falsear significa tornar falsas as conseqüências deduzidas das hipóteses. Enquantono método dedutivo se procura a todo custo confirmar a hipótese, no método hipotético-dedutivo, ao contrário, procuram-se evidências empíricas para derrubá-la.




Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa uma vez que há uma interação entre o mundo real e o sujeito que pode ser traduzidas em números, sendo assim um elo entre o mundo objetivo e subjetivo. Além disso,nesse tipo de abordagem é importante avaliar o ambiente natural que é a fonte direta de coleta de dados, sendo que o pesquisador é o instrumento – chave para a pesquisa já que é qualitativa e descritiva (MENEZES; SILVA, 2005).


Este trabalho acadêmico possui objetivo exploratório, conforme Gil, (1991), citado por Menezes e Silva (2005, p. 21):


visa proporcionarmaior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.





Os procedimentos técnicos se referem à...
tracking img